Campanha de mamografia e preventivo abre Outubro Rosa em Lauro de Freitas

Campanha de mamografia e preventivo abre Outubro Rosa em Lauro de Freitas

“Mulher tem que viver e não morrer de câncer”. Foi com emoção que a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho fez a abertura oficial da programação do Outubro Rosa no município, com o início do atendimento na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, do SESC. A carreta que vai realizar exames preventivos e mamografia começou o atendimento nesta quinta-feira (05).

A Unidade Móvel ficará no Complexo de Saúde da Itinga até 29 de janeiro. O agendamento dos exames está sendo feito na Regulação e postos de saúde, portando RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Diariamente serão realizados 24 mamografias e 28 preventivos.

A prefeita agradeceu à equipe do SESC e à Secretaria Municipal de Saúde que através da parceria com a deputada estadual Mirela Macedo trouxe o equipamento para o município. “Precisamos deixar nossas mulheres livres de qualquer doença e mais ainda livres de ser acometidas por um câncer. A saúde da mulher tem que ser tratada de forma especial”.

Moema que venceu um câncer de mama em 2008 fez um pedido especial às mulheres do município. “Tornem o autoexame um hábito, mas não deixem de fazer a mamografia. Há circunstâncias – e falo por experiência própria – em que o autoexame não identifica o nódulo”. Foi durante uma mamografia de rotina que a prefeita foi diagnosticada e pode fazer o tratamento ainda no início da doença.

Moradora de Itinga, Lidia Machado aguardava ansiosa para fazer os exames na carreta. “Ano passado não fiz porque o mamógrafo estava quebrado. Já estava pra marcar esse ano na UPA quando soube da carreta e aproveitei a oportunidade”. O mamógrafo da rede municipal de saúde passou dois anos desativado. Foi devolvido à população em abril deste ano e realiza cerca de 50 exames por dia.

A carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os resultados dos exames ficam prontos 40 dias após a realização e disponíveis na Clínica da Mulher. "O retorno dessas pacientes para retirar os resultados, e posteriormente passar pela avaliação médica, é de extrema importância, pois detectando alguma alteração o médico encaminhará este paciente para o tratamento e acompanhamento no Hospital da Mulher, que é referência no Estado da Bahia", destacou o Secretário de Saúde, Erasmo Moura.

Reafirmando a transversalidade da gestão municipal, a secretária de Políticas para Mulheres Barbara Chaves destacou a importância do equipamento na cidade e das ações que a SPM programou para o Outubro Rosa. “Ter o serviço do Sesc Mulher em nosso município é um grande presente. É a oportunidade de diminuir as demandas de exames de preventivo e mamografia. Durante o  Outubro Rosa vamos aproveitar todos os espaços da cidade para levar informações dos serviços que estarão acontecendo durante todo o mês”.

A mamografia é um exame de imagem considerado padrão ouro para detecção precoce do câncer de mama. O procedimento é recomendado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas, ou a partir de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. Já o Papanicolau previne o câncer no colo do útero e é direcionado a mulheres que têm ou tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos. Os dois exames também são oferecidos pela rede municipal de saúde.

A deputada Mirela Macedo ressaltou o apoio da prefeitura na execução da ação. “Estou muito feliz porque conseguimos trazer o Sesc Mulher para Lauro de Freitas e o esforço da prefeita Moema Gramacho foi fundamental para a vinda e para garantir a permanência do equipamento no município até 28 de janeiro”, finalizou.

Além da carreta do SESC Mulher, de 13 a 21 de outubro a Delfim também vai disponibilizar uma unidade móvel para realização de mamografia. O equipamento estará no estacionamento do Restaurante Popular.