Congresso Estadual de Educação Inclusiva é lançado em Lauro de Freitas

Congresso Estadual de Educao Inclusiva  lanado em Lauro de Freitas

Compartilhar experiências e avançar em propostas de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência no sistema de ensino, numa perspectiva de empoderamento e emancipação, é o grande desafio do V Congresso Baiano de Educação Inclusiva (CBEI), lançado nesta terça-feira (03/10), durante encontro promovido pela Secretaria de Educação do Estado (SEC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no auditório da Unime, em Lauro de Freitas.

Em nome de toda a organização e secretarias, um dos coordenadores gerais do Congresso, José Antônio Matos, oficializou o lançamento ressaltando a importância de fomentar o trabalho de educação inclusiva nas escolas. “Esse Congresso é o segundo maior evento de educação inclusiva do Brasil e o maior do Norte e Nordeste. No Congresso, os professores poderão tirar dúvidas e qualificar sua formação para que, assim, possamos garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso à educação”, afirmou José Antônio.

A coordenadora executiva da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, Dinalva Melo, relatou que o evento tem o propósito de divulgar a realização do Congresso que acontecerá em Feira de Santana, com a perspectiva de assegurar que os professores, cuidadores e demais profissionais da cidade, se preparem cada vez mais para atender as crianças com deficiência. “É uma tarefa desafiadora, que exige dos profissionais, não somente a competência para fazer seu trabalho, mas também para acolher aos pais, que muitas vezes não estão preparados para lidar com essa situação”, destacou.

Durante o lançamento, professores da rede municipal e estadual de educação, e profissionais da área de saúde, assistiram a palestras das professoras doutoras Terezinha Miranda (UFBA) e Jaciete Barbosa (UNEB / CEEBA), e da pesquisadora Marilene Maciel (AFAGA), que falaram sobre políticas públicas de inclusão educacional, deficiência, tecnologias e acessibilidade.

Presente no evento de lançamento, o diretor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, do bairro de Nazaré, em Salvador, Rivelto Carvalho, ressaltou o ganho para a sociedade quando se tem inciativas voltadas para a questão da educação inclusiva. “Esse congresso será um momento importante para que professores e defensores da causa possam galgar um avanço nas políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência”.

O congresso  

O V Congresso Baiano de Educação Inclusiva (CBEI), acontecerá de 08 a 10 de novembro de 2017, no auditório central da UEFS em Feira de Santana. O evento tem como objetivo, propiciar a discussão e reflexão da educação inclusiva em diferentes contextos sociais, com intuito de contribuir para a construção de novos saberes e práticas educacionais inclusivas. Paralelo ao V CBEI será realizado também o III Simpósio Brasileiro de Educação Especial.

Para outras informações do congresso, inscrições e programação, acesse: http://www.uefs.br/vcbei/