Em três dias Mutirão agendou mais de 300 cirurgias

Em trs dias Mutiro agendou mais de 300 cirurgias

Foram dois anos de espera, mas no próximo dia 13 de agosto a dona de casa Rosilma Teixeira finalmente realizará a cirurgia de hérnia umbilical. Além dela, outros 315 pacientes já estão com operação marcada para este mês no Hospital Dia Jorge Novis (HJN), graças ao Mutirão de Cirurgias organizado pelo governo do estado em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas. A triagem, que acontece no estacionamento do Restaurante Popular desde a quarta-feira (2), segue até este domingo (6).

Uma megaestrutura foi montada para receber a população durante esses dias de pré-consultas, exames e encaminhamentos para as cirurgias de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica, vesícula e histerectomia (útero). Presente no mutirão todos os dias, a prefeita Moema Gramacho explicou que após as cirurgias todos os pacientes moradores de Lauro de Freitas serão levados para casa no carro “Tou Voltando”. Trata-se de uma ambulância que ficará a disposição deste serviço no HJN. “As cirurgias mais complexas estão sendo triadas para serem encaminhadas através da Regulação para hospitais de maior porte”, disse.

Reaberto no mês de julho, o HJN está preparado para atender demandas de pequeno e médio porte. A unidade, equipada com um laboratório, está na categoria de Hospital Dia, ou seja, destinado a intervenções que não necessitem de internações com prazo maior que 24h. “Desde o início das triagens para as cirurgias que serão feitas através deste mutirão, realizamos mais de 600 exames laboratoriais”, conta o coordenador de Apoio e Diagnóstico do HJN Luís Mazzei.

De acordo com o secretário da Saúde, Erasmo Moura, o objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera para esses procedimentos. “A ação tem sido um sucesso, conseguimos atender a procura da população com os encaminhamentos. Pessoas que aguardavam há anos realizar essas cirurgias, agora terão estes problemas sanados”, comemorou. Erasmo informou que uma repescagem deve acontecer nos dias 24 e 25 para os pacientes que tiverem pendências de exames.

O Mutirão de Cirurgias é um serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras do governo do estado que atende pessoas encaminhadas pela SUS para realização de procedimentos cirúrgicos de maior necessidade da população nos municípios. Em Lauro de Freitas foram selecionadas as intervenções cirúrgicas com critérios de maior demanda e que pudessem ser realizadas com a estrutura de um hospital Dia.

Regulação descentralizada

Buscando dar mais agilidade ao atendimento na área de saúde, a prefeita Moema Gramacho anunciou neste sábado (5), durante visita ao Mutirão de Cirurgias que cada região de Lauro de Freitas será contemplada com um posto de saúde regulador. De acordo com a gestora, a ideia é otimizar os processos de encaminhamentos para marcação de consultas e exames, além confeccionar cartão do SUS.  “Primeiro nós estamos providenciando estrutura para atender as necessidades da população. O próximo passo é descentralizar a Regulação para melhorar o serviço”, explicou.