Hemoba coleta sangue e cadastra doação de medula em Lauro de Freitas

Hemoba coleta sangue e cadastra doao de medula em Lauro de Freitas

A Unidade Móvel do Hemoba realiza coleta de sangue e cadastro de medula óssea em Lauro de Freitas a partir desta terça-feira (6), até o dia 8. O Hemóvel vai atender na Praça da Matriz das 8h às 17h. Para fazer a doação e o cadastro é necessário ter idade acima de 18 anos e apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, habilitação ou carteira de trabalho).

Antes da doação o voluntário passa por avaliação para verificar se atende aos critérios necessários. É preciso pesar mais 50kg, estar bem alimentado e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes do procedimento. Mulheres grávidas e que estejam amamentando também não podem fazer a doação assim como usuário de drogas e/ou portadores de doenças transmissíveis pelo sangue.

O secretário municipal de Saúde, Erasmo Moura, chama atenção para a importância do abastecimento do banco de sangue e das experiências negativas por falta deste recurso. “Na minha caminhada como médico já vi muita gente padecer e morrer por falta de sangue. Aqui em Lauro de Freitas estamos fazendo constantemente essa campanha de doação e quero convocar a população para que compareça e ajude a salvar vidas, pois sangue é vida”.

No Hemoba - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia apenas o tipo O+ tem estoque estável, os demais apresentam estoque crítico, por isso o Hemoba facilita o acesso à doação de sangue e ao cadastro para doação de medula óssea disponibilizando o serviço de Coleta Externa através do Hemóvel.

No Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea já são 4 milhões de voluntários inscritos colocando o Brasil como terceiro maior banco de dados do gênero no mundo. No entanto, a possibilidade de se identificar um doador compatível é de 64% por este motivo há necessidade da ampliação do quadro de doadores.

A unidade tem capacidade de realizar 100 coletas por dia. Quem não tiver disponibilidade para fazer a doação e o cadastro neste período em Lauro de Freitas pode ser atendido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h30.