Lauro de Freitas comemora a chegada do metrô

Lauro de Freitas comemora a chegada do metr

“Foi tanto tempo parado que eu não acreditava mais que o metrô fosse funcionar e muito menos chegar até aqui. Temos que reconhecer e agradecer ao Governo do Estado e a prefeita Moema Gramacho. Agora a realidade do nosso transporte será outra”, comemorou a moradora de Itinga, Rita Santana, uma das mais de 1500 pessoas que participaram da cerimônia de inauguração da Estação Aeroporto do Metrô, na manhã desta quinta-feira (26).

Como ela, a multidão que lotou o amplo salão do segundo piso da estação festejou a chegada do metrô com direito a shows do bloco Bankoma e da percussão da Fundação Senhor Jesus, e a presença da “vovó do metrô”.

A Estação Aeroporto consagra o metrô como metropolitano. Com este novo equipamento o metrô chega a 33 quilômetros de extensão e vai possibilitar que os moradores de Lauro de Freitas acessem a Estação da Lapa em 35 minutos, percurso que era feito de ônibus em cerca de 2h.

Para a prefeita Moema Gramacho este é um momento histórico para Lauro de Freitas e para a Bahia. “Um dia tivemos um sonho e hoje a parceria com o Governo do Estado está tornando realidade. Nosso município estava precisando de um transporte de massa com a qualidade que a CCR Metrô Bahia oferece”. A gestora também anunciou a mudança no transporte municipal que está em processo de licitação e que deve oferecer ao cidadão uma qualidade equivalente a do metrô, além de facilitar a integração.

Ao lado da primeira-dama Aline Peixoto, secretários de estado, deputados federais e estaduais, secretários e vereadores de Lauro de Freitas, o governador Rui Costa fez uma retrospectiva de 2013, quando o Governo do Estado assumiu a gestão do metrô, e ele era, na época, secretário da Casa Civil, até hoje.  “Vivendo este momento é impossível não passar um filme em nossas cabeças. Tenho orgulho de dizer que esse equipamento se tornou referência nacional e exemplo de um novo modelo de fazer obra pública”. O governador anunciou ainda para o mês de maio o lançamento da licitação para conclusão da Linha 1 com a construção de mais duas estações, na Brasilgás e em Águas Claras.

 

Desenvolvimento Urbano

A estação do metrô trouxe para Lauro de Freitas um conjunto de benefícios. Viadutos, passarelas, estação de transbordo e um moderno sistema de integração com o aeroporto, além de ser elemento de modernização da cidade. “Lauro de Freitas ganhou muito mais do que a estação”, ressalta a prefeita. A estação de Lauro de Freitas tem 9189,78 m2 de área construída e capacidade para um fluxo de 17 mil pessoas/hora. A passarela sobre a avenida Santos Dumond (Estrada do Coco), também inaugurada pelo governador junto com a estação, tem 395 metros de extensão, quatro metros de largura e capacidade para atender um fluxo de nove mil pedestres por hora.

“Realizei meu sonho de construir uma obra desta magnitude e que se tornou referência para o mundo em infraestrutura. Foi um desafio. Tivemos que fazer uma mudança complexa no sistema viário de Lauro de Freitas e conseguimos concluir em tempo recorde. Encontrei um ambiente institucional favorável e comprometido. Queremos que as cidades evoluam e quem use o metrô tenha qualidade e respeito no atendimento”, declarou o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença.

 

Turismo

A chegada do metrô reforça Lauro de Freitas como portal de entrada para a Costa dos Coqueiros, além de redefinir e consagrar a cidade como destino turístico. “Agora somos a porta de entrada para o Litoral Norte e para a Bahia”, ressaltou Moema. Lauro de Freitas está entre os 17 municípios brasileiros que subiram de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro este ano.

Além da integração com linhas metropolitanas que passam por Lauro de Freitas, a Estação Aeroporto faz integração que o terminal Shuttle que dispõe de ônibus para fazer o traslado de passageiros para o aeroporto. A estação será integrada também ao terminal de ônibus que tem previsão para ficar pronto em julho. Para o secretário de Transito e Transporte de Lauro de Freitas “a estação do metrô vai trazer mais comodidade para a população. Vai possibilitar o deslocamento do cidadão de maneira mais rápida e confortável”.

Quando a Estação Aeroporto atingir a marca de 6 mil passageiros por mês, Lauro de Freitas ganhará mais uma estação de metrô conforme prevê o Contrato de Concessão em Modelo de Parceria Público Privada (PPP) assinado pela prefeita Moema Gramacho em 2012, na sua gestão anterior. A prefeita lembrou esse momento, agradeceu ao então governador Jaques Wagner e fez uma homenagem ao deputado federal Zezéu Ribeiro (in memorian) que contribuiu com essa conquista.

A estação entrou em operação logo após a cerimônia de inauguração. Uma das primeiras passageiras, a enfermeira Zulmira Quadros era só elogios. “Se há uma coisa que vai mudar na minha vida é a relação com a minha família. Vou economizar quase três horas de trajeto. Posso dizer que isso é qualidade de vida”. A estação funciona todos os dias da semana, das 5h à 00h e a tarifa é de R$ 3,70.

 

Jornalista Mariana Cedrim

Fotos: Edgard Copque, Lucas lins e Rafael Magno