Prefeitura acelera reversão do Canal dos Irmãos para reduzir alagamentos na Avenida Luís Tarquínio

Prefeitura acelera reverso do Canal dos Irmos para reduzir alagamentos na Avenida Lus Tarqunio

As obras de reversão do Canal dos Irmãos, em Lauro de Freitas, seguem em ritmo intenso. Com investimento superior a R$2 milhões, a expectativa é de que as intervenções na área minimizem os alagamentos na Avenida Luís Tarquínio Pontes, na altura do mercado G Barbosa sentido Centro. “Essa foi uma solicitação da comunidade durante as audiências do Plano de Saneamento Básico do município e irão reduzir os alagamentos na região em períodos chuvosos”, disse o secretário da Infraestrutura (Seinfra), Vidigal Cafezeiro.

De acordo com o engenheiro da Seinfra César Augusto Sampaio, os recursos para a execução da reversão são oriundos do PAC Drenagem, captados pela prefeita Moema Gramacho em 2009, durante sua segunda gestão à frente do executivo. “A obra teve um período longo de paralisação na administração anterior e foi retomada em novembro de 2017”, relata.

O canal será desviado em um trecho da rua Jackson Bueno e retomando seu curso mais à frente. De acordo com Sampaio, nessa área o Canal foi ocupado indevidamente. As construções irregulares fizeram com que a vazão do efluente diminuísse, fator que ocasiona enchentes e alagamentos em tempos de chuva. “Para a reversão ampliamos o número de galerias de uma para duas com mais de três metros de diâmetro. No total são 240 metros de obras” explica. A obra é realizada pela empresa PJ Construções.

O Canal dos Irmãos faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Ipitanga. Sua nascente está localizada no bairro de Portão. Sampaio explica que, seguindo o curso, o canal atravessa a Estrada do Coco em direção à Avenida Luís Tarquínio Pontes. “Um pouco mais à frente, após todo esse percurso, ele se encontra com o Ipitanga”, pontuou. Um estudo detalhado sobre as bacias de Lauro de Freitas norteia a intervenção.

 

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Lucas Lins