Prefeitura apresenta balanço das ações em cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos

Prefeitura apresenta balano das aes em cerimnia de abertura dos trabalhos legislativos

Sob muita emoção e o olhar atento da população foi realizada, nesta terça-feira (6), a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas. A prefeita Moema Gramacho iniciou seu pronunciamento com uma homenagem a vereadora Maria Augusta, que faleceu há um mês, desejou boa sorte aos parlamentares do município e apresentou a prestação de contas do primeiro ano da sua terceira gestão da cidade.

“Que o ano de 2018 seja melhor para os municípios que 2017 quanto à política econômica, desconcentração de renda da União e diminuição do desemprego, e que possamos continuar com a parceria republicana, autônoma e harmoniosa que estabelecemos entre os Poderes Legislativo e Executivo que tanto beneficia a população de Lauro de Freitas”, destacou a prefeita.

Moema fez um resumo das ações da gestão em 2017 classificando o período como “intenso processo de organização da gestão municipal” pelas deficiências encontradas no início do mandato. Entretanto, diante do cenário que encontrou a cidade, considerou positivo o balanço do primeiro ano da gestão. A prefeita pontuou as principais ações realizadas e destacou o cumprimento de 23% dos compromissos estabelecidos no Plano de Governo Participativo.

Saúde

Uma das principais ações da Prefeitura em 2017 foi a reabertura dos postos de saúde do município. Quando a prefeita Moema Gramacho assumiu o mandato encontrou todas as USF – Unidades de Saúde da família desativadas. Atualmente as 15 estão em funcionamento. O Hospital Jorge Novis também foi reaberto e numa parceria com o Governo do Estado realizou mais de mil procedimentos no mutirão de cirurgias. Um recorde.

Educação / Cultura / Esporte Lazer Trabalho Emprego e Renda

“Encontramos uma rede escolar completamente sucateada, escolas degradadas, falta de equipamentos, carência de recursos humanos, ausência de contratos pra suprir necessidades básicas”, afirmou a prefeita. A gestão realizou um processo seletivo REDA para contratar os profissionais necessários para atender os 26.339 alunos da rede municipal.

Em parceria com a Setrel a Semed trouxe para o município a Caravana das Artes e Esportes proporcionando aos estudantes o acesso a estes elementos. A Secretaria de Cultura e Turismo realizou a primeira Festa Turística Étnico Cultural como extensão do Univerão que atraiu ao município especialistas de 12 universidades públicas da Bahia e fundações do Governo do Estado. Na Univerão foram realizados mais de 100 minicursos, oficinas, mesas temáticas, exposições e show que mobilizaram mais de vinte mil pessoas.

Infraestrutura e Serviços Público

Com a burocracia que atrasou os processos licitatórios, a Prefeitura precisou de um paliativo para minimizar o problema da malha viário do município, encontrada completamente danificada. A Seinfra também construiu, junto com a população, o Plano Municipal de Saneamento Básico.

No que diz respeito à limpeza da cidade, houve uma atuação enérgica por meio da varrição, coleta de resíduos, mutirões de limpeza dos córregos e canais, das praias, desobstrução da rede de drenagem. A iluminação de Natal mobilizou a cidade e aqueceu ao comércio no final do ano.

Mulher / Desenvolvimento Social e Cidadania

Os CRAS e os CREAS estão em pleno funcionamento atendendo a população. A Prefeitura firmou um convênio com as Aldeias SOS transformando sua estrutura (19 casas) no Espaço de Segurança e Cidadania SOS que vai abrigar sedes do CRAS, CREAS, Casa dos Conselhos, Conselho Tutelar, Proerd, Segurança Alimentar, 52ª CIPM e Casas de Acolhimento, além da Ronda Maria da Penha que já funciona na cidade e atende as mulheres que se encontra sob medida protetiva.

“Quero agradecer ao Poder Legislativo que foi peça fundamental na construção dessa nova perspectiva social, não só pela representação ativa dos vereadores e vereadoras desta Casa junto à municipalidade, mas principalmente pela apreciação de projetos importantes para o município que possibilitará a entrega das políticas que estabelecemos como metas da gestão”, ressaltou Moema.

Além das ações de 2017 a prefeita apresentou as perspectivas para 2018. Ainda neste mês de março serão inauguradas as estações Aeroporto do Metrô e a Transbordo. Estão previstas para serem entregues 890 unidades do MCMV e a gestão já prepara projetos para captação de recurso para construção de mais unidades. A Prefeitura vai lançar o Disk Tapa Buracos e pavimentar as ruas do município.

Os vereadores foram unânimes no apoio e parceria com a gestão executiva de Lauro de Freitas. “Tenho a honra de caminhar junto com esse mandato e ver a transformação da saúde de Lauro de Freitas através da gestão de Moema”, declarou a vereadora Mirian Martinez. Recém-chegado à Câmara, o vereador Tito Coelho falou da admiração que tem pela gestora Moema e se colocou à disposição para contribuir com o mandato. “Pela história política na Bahia e em Lauro de Freitas Moema tem todo meu respeito. Meu maior compromisso hoje é com a minha cidade e todos que tiverem o mesmo desejo que eu poderão contar comigo”.

Para finalizar a cerimônia, a presidente da Câmara, vereadora Naide Brito agradeceu a todos pela parceria e já convocou os edis para a primeira sessão ordinária nesta quarta-feira (7). “Depois dessa manhã carregada de emoção quero agradecer a todos que vieram participar deste momento. Isso mostra o interesse da sociedade em acompanhar e participar. Esse vai ser um ano de trabalho”.