Prefeitura leva atendimento odontológico à comunidade do Capiarara

Prefeitura leva atendimento odontolgico  comunidade do Capiarara

Uma unidade móvel do Projeto Mais Sorriso Perto de Você, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, levou atendimento odontológico à comunidade do Capiarara neste quarta-feira (22). Com 80 fichas disponíveis para o serviço durante todo o dia, a equipe realizou avaliação odontológica, orientou escovação correta e o paciente já saiu do equipamento com as datas de retorno agendadas para o tratamento.

O projeto já realizou o primeiro atendimento no residencial Dona Lindu, na segunda (20), e no MCMV Brisas, na terça (21), e fará triagem no Centro, na quinta-feira (23), e no Barro Duro na sexta-feira (31). A unidade móvel oferece serviços de limpeza, restauração, raspagem periodontal, capeamento pulpar e pequenas intervenções cirúrgicas, entre outros atendimentos.

“Primeiro estamos fazendo a triagem dos pacientes. Nesse momento, além de realizar avaliação odontológica e dar orientações de saúde bucal, fazemos a escovação supervisionada, aplicação de flúor e agendamos as próximas consultas do paciente.”, explicou a dentista Petra Vieira.

Sônia Maria Silva, 47 anos, moradora do Capiarara, aproveitou a unidade perto de sua casa e também levou seu filho, Juvanilson Silva, 13 anos, para receber o atendimento odontológico. “A comunidade precisa de mais ações como essa. Eu e meu filho fomos atendidos, a dentista explicou o que iremos fazer e agora vamos esperar o dia de voltar”, contou a dona de casa. Na próxima semana, a unidade volta aos mesmos locais para dar continuidade ao atendimento.

Nos casos que necessitam de tratamento especializado, a Secretaria de Saúde encaminha o paciente para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Espaço Cidadão, em Itinga. A SESA também informa que é importante não faltar às consultas marcadas, a fim de que se cumpra o tratamento planejado. O atendimento na unidade móvel está sendo realizado das 8h às 16h e os documentos necessários são carteira de Identidade (RG) e cartão SUS.

Jornalista Laerte Santana

Foto Rafael Magno