Prefeitura reafirma compromisso com juventude em audiência pública

Prefeitura reafirma compromisso com juventude em audincia pblica

“Foi preciso um filho de uma doméstica se sentar na cadeira da presidência da República para que hoje os filhos do nosso país pudessem ter acesso à universidade e a escolas técnicas federais. É este o nosso foco, políticas efetivas educacionais com esporte e cultura para todos”, destacou a prefeita Moema Gramacho, durante Audiência Pública do Programa Corra pro Abraço, realizada na Câmara de Lauro de Freitas na tarde desta quinta-feira (10), com a participação de representantes do judiciário, legislativo e integrantes do projeto.

A prefeita anunciou que em 2018 o campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), estará em funcionamento. A unidade localizada em Itinga, foi captada para Lauro de Freitas ainda no segundo mandato de Moema e abandonada pela gestão municipal entre os anos de 2013 e 2016. “Vocês devem ocupar os espaços e para isso contem conosco. A nossa política é transversal e feita com a participação de todos”, disse.

Empoderados e cheios de criatividade a galera mandou recado do “Não às Drogas” e “Não à violência” usando a música como ferramenta de interação e alcance. “Estamos lutando para que o lugar onde vivemos seja pacífico, essa mudança começa em nós mesmos”, relatou Moiséis Silva, 21 anos. Assim como ele, mais 60 jovens de 15 a 29 anos integram o Corra que atua com sede no bairro da Itinga.

Durante três dias na semana, eles se reúnem para participar das formações em Arte e Educação e Sociopolítica. “Estes jovens foram localizados pela nossa equipe de triagem em situação de vulnerabilidade social com uso de drogas ou evasão escolar. As atividades tem o objetivo de multiplicar o conhecimento aos moradores do bairro onde os jovens vivem”, explica a coordenadora do Corra em Lauro de Freitas, Luisa Saad.

Desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS) o programa faz parte das ações do Pacto Pela Vida. Em Lauro de Freitas o Corra atua em parceria com a Base Comunitária da Itinga, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).”Nós precisamos estender esse programa a outros bairros. Os números mostram os resultados positivos onde o Corra esta em atividade”, avaliou a presidente da Câmara, Naide Brito.

“As aulas abordam temas ligados à redução de danos, racismo, drogas. Eles também são inseridos em programas da rede de atenção psicossocial e recebem uma bolsa para se manter no programa”, completa Luisa. Ainda de acordo com ela, “a ideia do Corra é colaborar, promovendo a cidadania e ajudando esses jovens a acessarem esses serviços e direitos que muitas vezes eles nem sabem que existem.” finalizou.

A partir de dezembro novas turmas serão formadas. As aulas acontecem sempre no turno oposto a escola regular. A sede do Corra para o Abraço em Lauro de Freitas, esta localizada na Avenida São Cristóvão, 266, Itinga. A audiência pública foi a primeira atividade do mês dedicado à Juventude. Outras iniciativas serão realizadas até o dia 31, quando uma a I Feira da Juventude vai ocupar o Largo do Caranguejo, em Itinga, com oferta de serviços.