Prefeitura recupera passarela da Avenida Beira Rio, em Lauro de Freitas

Prefeitura recupera passarela da Avenida Beira Rio, em Lauro de Freitas

Inteiramente reformada, a passarela da Beira Rio, em Lauro de Freitas, será aberta à população a partir desta sexta-feira (15). O acesso sobre o Rio Ipitanga começou a ser instalado neste final de semana, com a montagem da estrutura em aço. “Esse é um sistema com estrutura metálica que tem instalação rápida e é capaz de vencer grandes vãos, dispensando pilares intermediários”, explicou o secretário de Infraestrutura (SEINFRA), Vidigal Cafezeiro.

O equipamento foi desativado no início de 2017 após avaliação da equipe técnica da Seinfra, que constatou o avançado estado de degradação por falta de manutenção adequada na gestão anterior, com riscos para os pedestres. “Imediatamente nós entramos com o processo licitatório para a execução destes serviços e a empresa vencedora entregou antes da data final do prazo previsto no edital”, contou.

Para a instalação da passarela, uma peça única com dois metros e meio de largura por pouco mais de 26 metros de comprimento montada na empresa e transportada até o local, foi necessário a intervenção no trânsito local, com o apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte e Ordem Pública (Settop). Um guindaste com capacidade para erguer até 250 toneladas foi utilizado para encaixar a estrutura sobre o rio.

Da janela de sua casa, Eudália Lima acompanhava a instalação. “Realmente, a que estava antes ficou num estado deplorável, agora está coisa de primeira”, disse. Para seu João Paulo, também morador da região, o equipamento é de suma importância para a mobilidade. “Sem essa passarela a gente tinha que dar a volta lá em baixo para atravessar. Agora é bem mais rápido até para quem vai acessar a Regulação”, contou.

Mais intervenções

Além da Operação Tapa Buracos em toda a cidade, a Secretaria de Infraestrutura está tocando intervenções em vários bairros. Já foram iniciadas as obras no Canal dos Irmãos, Jardim Aeroporto, que vão reduzir os alagamentos na rua Jackson Bueno, e a reforma do Centro de Referência Afro-brasileira, no Terminal Turístico de Portão. A reforma da Passarela das Flores, em frente ao Maxi, já tem empresa contratada, ordem de serviço expedida e deve começar nos próximos dias.

 

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Lucas Lins