Saúde lança em Lauro de Freitas vacinação fracionada com meta de imunizar 95% da população

Sade lana em Lauro de Freitas vacinao fracionada com meta de imunizar 95% da populao

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas,\ lançou, nesta segunda-feira (19), em Lauro de Freitas, a Campanha Estadual de Vacinação Fracionada contra a Febre Amarela. O ato de lançamento aconteceu na Unidade de Saúde da Família Caji Vida Nova. Lauro de Freitas está entre os oito municípios baianos selecionados pelo Ministério da Saúde para receber a campanha que visa evitar a circulação e expansão da doença. A imunização foi iniciada também nos municípios de Camaçari, Candeias, Itaparica, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

A meta do Estado é imunizar 95% da população dos oito municípios. “Estamos vendo muitos casos de febre amarela em humanos no país e graças ao esforço que o Estado vem fazendo, desde o ano passado, por orientação do governador Rui Costa, nós fizemos um bloqueio vacinal no Sudoeste e no Sul da Bahia e não tivemos até o momento nenhum caso de febre amarela em humanos”, ressaltou o titular da SESAB.

O vírus está presente em todas as regiões do Estado, inclusive na Região Metropolitana de Salvador, onde existem áreas remanescentes de Mata Atlântica. “É fundamental que toda população que não possui contraindicação procure os postos de saúde a partir de hoje para se proteger. Quanto mais pessoas vacinadas, menor a chance de haver a introdução da febre amarela humana em nosso meio”, destacou Vilas-Boas.

A prefeita Moema Gramacho destacou a importância da vacina para evitar a doença. “As vacinas sempre estiveram disponíveis em nossos postos, mas uma campanha tem um alcance maior. Toda população de Lauro de Freitas pode ficar tranquila porque não temos nenhum caso humano e por isso a importância da prevenção. Não podemos esperar que aconteça. A febre amarela precisa ser erradicada definitivamente do nosso país”.

A vacina fracionada é direcionada a pessoas na faixa etária entre 2 e 60 anos e que ainda não foram imunizadas. Em casos específicos como crianças de 9 meses a 2 anos, gestantes, idosos e outros indivíduos com condições especiais, a vacina será aplicada com a dose normal. A opção pela dose fracionada vai possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas. “Nossos postos já realizavam a imunização contra febre amarela, por isso está sendo uma campanha tranquila, com uma demanda razoável e dentro da normalidade”, observou o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura.

Edmilson Pimenta, morador do Recreio Ipitanga, revelou que assim que soube da campanha resolveu ir ao posto mais próximo. “Vi na televisão que começaria hoje e quis vir logo no primeiro horário, ainda mais que vou viajar para o interior, tenho que ir prevenido”.

No próximo sábado (24) será realizado o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, com intensificação da imunização. Além das USF, as vacinas estarão disponíveis nos seguintes postos provisórios: praça em frente ao Parque Ecológico, na Escola Ana Lúcia Magalhães e nos supermercados G Barbosa, Hiper Bompreço, Atacadão Atakarejo, Atacadão, Max e Assai, com atendimento das 8h às 16h.