10ª Conferência Municipal de Saúde defende o SUS, a vida e a democracia; confira programação

Por: Iana Silva
Quinta, 02 de Março de 2023 às 10:10

A 10° Conferência Municipal de Saúde será realizada durante o mês de março com uma ampla programação e debates acerca das prioridades de Lauro de Freitas.  A atividade tem como tema central "Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia", e busca elaborar novas propostas para o fortalecimento dos serviços de saúde prestados no município.  Entre os dias 06 e 09 de março, serão realizadas as pré-conferências distritais, em unidades localizadas no Centro, Portão, Atlântico Norte, Caji, Areia Branca, Aracuí e Itinga. Já a Conferência poderá ser acompanhada, entre os dias 22 e 24, em local a ser definido.

As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos, para tratativas e planejamento de estratégias de melhorias. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, que busca promover um amplo diálogo com a população, profissionais de saúde, prestadores de serviço e gestores da área.  Os interessados em participar da atividade, não precisam realizar credenciamento prévio.  Basta se dirigir à localidade divulgada, munidos de documentos pessoais e cartão de vacinação contra a Covid-19, devidamente atualizado. O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Antônio Roberto Santos, destaca a importância dos diversos representantes da comunidade participarem do encontro.

"Esse é um momento de diálogo, troca de ideias. Uma oportunidade da comunidade apresentar suas críticas, dúvidas e sugestões. A contribuição nos ajuda a avaliar o cenário da saúde e propor novas diretrizes. Com base nas propostas, iremos elaborar ações e políticas que melhor atendam à necessidade da população", disse.