18 anos da SPM: Solenidade celebra conquistas e lutas pelos direitos das mulheres de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quarta, 14 de Dezembro de 2022 às 16:04

Foto: Raphael Muller

Lauro de Freitas comemorou, nesta quarta-feira (14), os 18 anos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O município foi o primeiro no país a criar uma pasta voltada para a defesa das mulheres, implementação de políticas públicas, enfrentamento à violência de gênero, fortalecimento da autonomia econômica e social.  A solenidade comemorativa foi realizada no Cine Teatro de Lauro de Freitas, localizado no Centro da cidade, contando com a presença de gestores municipais, membros do legislativo, entre outras autoridades locais.

A abertura do evento foi comandada pela inspetora da Guarda Municipal, Rosa Galvão, que cantou o Hino Nacional Brasileiro, emocionando o público. A secretária da SPM, Juçara Neves, deu boas vindas a todos os presentes e destacou a satisfação e responsabilidade em comemorar os 18 anos de trabalho pela proteção e inclusão das mulheres na sociedade. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. A SPM foi a primeira secretaria implantada no Brasil. Isso nos orgulha muito, mas também nos coloca em uma posição de muito mais responsabilidade. As mulheres precisam se sentir protegidas. Trabalhamos arduamente para que não chorem. Se chorar, que seja de alegria”, comentou.

Durante a solenidade, que contou com a apresentação do Coral dos Servidores da Prefeitura Municipal, também foi transmitido um vídeo institucional, apresentando os principais projetos e ações desenvolvidos pela pasta, ao longo dos últimos anos. Outro momento muito positivo e simbólico da comemoração foi o depoimento de Marisete Mota, ex-assistida pelo Centro de Referência Lélia Gonzalez, administrado pela SPM, para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. “Fui abusada, violentada, não tinha direito a nada. Quando eu cheguei no Lélia, conheci o que é família, o que é amor. Hoje eu sou bombeiro civil e faço curso técnico de enfermagem. Me tornei uma mulher livre, por conta dessas mulheres que acreditaram em mim. Agradeço a Deus e à SPM”, relatou.

Entre os componentes da mesa solene, estavam Vidigal Cafezeiro (vice-prefeito da cidade), Juçara Neves ( atual gestora da SPM), Terezinha Barro (primeira gestora da SPM), Tenente Cláudia Gomes (Ronda Maria da Penha), Célia Mozone (OAB - Lauro de Freitas), Michele Fraga (Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres), Vânia Galvão (Gestora da Semed), Sule Nascimento ( Coordenadora do Lélia Gonzalez), Cleide Rezende (Presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direito da Mulher ), Junior Neves (vereador) e as ex-gestoras da pasta: Nalvinha Pelé,  Margeoire Neves,  Anaildes Martins e Araci Oliveira. A prefeita Moema Gramacho também marcou presença no evento, demonstrando toda a sua satisfação em fazer parte dessa história.

“Quero agradecer a Deus por tudo que ele tem nos permitido fazer até aqui. Nós somos a primeira secretaria de políticas das mulheres do país.  Então isso faz com que sejamos exemplo para outras cidades. Por mais que tenhamos feito, ainda tem muita mulher sofrendo. O trabalho continua. As mulheres precisam ficar longe dos agressores.  Essa secretaria, apesar de jovem, é madura pelo seu compromisso. São 18 anos de conquistas.  Já com o olhar para o futuro, nós teremos, a partir do próximo ano, um apoio do Governo Federal. Então poderemos fazer muito mais do que já fizemos”, disse