37ª Lavagem do Caranguejo será comemorada neste domingo (18) com cortejo cultural, alegria e tradição

Por: Iana Silva
Quinta, 15 de Dezembro de 2022 às 15:03

Foto: Edgard Copque (arquivo)

Neste domingo (18), será comemorada a 37ª edição da Lavagem do Caranguejo, com o tradicional cortejo cultural, que percorrerá as ruas do bairro da Itinga, com apresentações de grupos artísticos locais, desfile das baianas e muita água de cheiro. A concentração será às 9h, na Escola Municipal Senhora Valentina Silvina Santos, seguindo sentido Praça do Caranguejo. Neste ano, não haverá trios e apresentação de bandas, devido ao momento de restrições financeiras e sanitárias, em que é recomendado evitar multidões que proporcionem o avanço da Covid-19.

O secretário da Cultura de Lauro de Freitas, André Pereira, explica que a Prefeitura Municipal planeja realizar o momento festivo no mês de janeiro, considerando que o cenário esteja mais positivo para a gestão e seguro para a população. “A gente sabe o quanto o nosso povo está carente de grandes festas e a importância que isso tem para a economia local. Mas diante dessa grande pressão financeira que sofremos, ainda neste ano, além de alguns transtornos causados no período da pandemia, tivemos que escolher entre fazer a festa ou ter a responsabilidade com diversas famílias da nossa cidade. Vamos manter o compromisso da festa e, por isso, decidimos realizar no próximo ano, sem deixar a data tradicional passar em branco”, explicou.

O cortejo cultural será conduzido por Pai César, um dos idealizadores do evento. Ele destaca que a expectativa é muito grande para realizar essa comemoração, após dois anos de suspensão. “Estamos felizes em poder ir às ruas novamente, demonstrando todo nosso compromisso com a história da nossa cidade. O povo precisa dessa integração cultural e religiosa. Ainda não será no formato completo, como gostaríamos. Não haverá o momento festivo, mas acreditamos que muito em breve, poderemos realizar” comentou.

A atividade é organizada pela Associação Cultural Recreativa e Beneficente de Itinga e Adjacências (Acrebia) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), através do Conselho Municipal de Política Cultural. Haverá também reforço da Polícia Militar, disponibilidade de ambulância para emergências, equipes de limpeza e orientações dos agentes de trânsito durante todo o percurso.