70 ciclistas participam de passeio promovido pelo grupo 'Canela Seca' em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Domingo, 07 de Agosto de 2022 às 12:12

Foto: Wandaick Costa

Sob os primeiros raios de sol deste domingo (07), cerca de 70 ciclistas de Lauro de Freitas, integrantes do grupo Canela Seca, se reuniram para comemorar o segundo aniversário do grupo de pedal em um grande Passeio Ciclístico, com o apoio da Prefeitura.  A concentração teve início às 6h, no estacionamento do Restaurante Popular, onde um café da manhã sortido abasteceu a galera para enfrentar o trajeto de mais 25 quilômetros passando pela Avenida Luiz Tarquínio Pontes em direção a Buraquinho e à Praia de Ipitanga.

De acordo com um dos fundadores do grupo, Eliomar Resende, o grupo Canela Seca surgiu no período da pandemia quando todas as modalidades esportivas, exceto o ciclismo, foram proibidas. "Naquele momento nós decidimos pedalar para continuar tendo um mínimo de interação social e manter a prática esportiva. De lá para cá o grupo só cresceu. Atualmente nos reunimos quatro vezes na semana para pedalar. Há dias em que saímos de Lauro até a Pituba, em Salvador, ou até Arembepe, em Camaçari, no maior prazer", disse.

Integrante do Canela Seca desde o começo, a professora, Lene Santiago, 62 anos, conta que nunca tinha praticado esporte antes e que iniciou a pedido de seu filho. "Hoje eu sou uma pessoa completamente diferente do que eu era sem me exercitar. Eu tenho disposição, bom humor e saúde", falou. Já para, Wellington Andrade, 45 anos, o esporte faz parte de sua vida há muito tempo. "Eu sempre curti pedalar, mas havia parado há algum tempo. Fui atraído novamente ao esporte por meus vizinhos. Esporte é qualidade de vida e todos devemos fazer", frisou.

Após eliminar vários quilos e sair de uma vida sedentária para dias ativos, o pedagogo, Rodson de Deus, 40 anos, explica que em Lauro há muitos grupos como o Canela Seca e que entre as peculiaridades está a participação das pessoas em todos os grupos. "Somos uma grande família. Aqui há relatos de pessoas que venceram a depressão, obesidade, diagnóstico de outras doenças graves. Lauro de Freitas é um dos municípios que mais tem ciclistas na Bahia e é muito importante o apoio da prefeitura", afirmou.

Para fazer parte do Canela Seca é necessário ter uma bicicleta em boas condições e capacete. "Basta ir até o final de linha dos ônibus, no Centro de Lauro de Freitas, todas as segundas-feiras por volta das 19h estamos lá", explica Eliomar.