Abertura do III Fórum de Cultura de Lauro de Freitas lota Teatro João Gilberto na Itinga

Por: Laerte Santana
Sábado, 27 de Agosto de 2022 às 07:07

Foto: Wandaick Costa

A abertura do III Fórum Municipal de Cultura de Lauro de Freitas, marcada por interações sugestivas, lotou o Teatro João Gilberto, na Estação Cidadania (PEC 3000), em Itinga, na noite desta sexta-feira (26). Intervenções artísticas também tiveram seu lugar de destaque no encontro, onde os presentes discutiram assuntos de interesse da população acerca do tema norteador "Emergência Cultural, É hora de agir!".

A vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas (CMPC), que promove o fórum, ressaltou o primeiro dia do encontro como um momento de debate de grandes ideias. “Todas as interações do público de hoje são para que possamos avançar na política cultural. Amanhã teremos mais discussões, mas que serão divididas por 13 GTs que representam as cadeiras do Conselho”, disse  Cristiane Santana.

Conforme as nomenclaturas das cadeiras do Conselho, os temas que serão debatidos neste sábado (27), na Casa do Samba de Quingoma, a partir das 9h, são: teatro e arte circense; artesanato; patrimônio cultural; movimento hip-hop; música; dança; comunidades tradicionais; associação comercial, industrial de agronegócios e clubes de serviços de Lauro de Freitas; audiovisual, fotografia, comunicação e cultura digital; pesquisa historiográfica, identidade e memória; artes plásticas; literatura; e cultura popular.

Entre uma das falas programadas para a abertura, Alcides Carvalho, representante do Sítio do Paz e precursor do fórum em 2016, apontou que o encontro de discussão reflete a voz da sociedade civil. “Nosso desafio tem sido traçar estratégias desde antes desse período de pandemia em que estamos atravessando. Precisamos de leis de incentivo à cultura, apoio da iniciativa pública e privada, implantação de políticas públicas, e urge aos gestores compreender a cultura para a transformação da vida das pessoas e comunidade”, frisou em trechos do seu discurso.

Além das falas dos convidados, o microfone do III Fórum, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas (Secult), também foi aberto para o público. Todas as sugestões e explanações, diante do tema "Emergência Cultural, É hora de agir!" que contou com uma palestra, foram absorvidas para as discussões que vão ocorrer no segundo dia de encontro.