''Abriu, então dance!'' movimenta domingo em Lauro de Freitas

Segunda, 01 de Maio de 2023 às 08:08

''Abriu, então dance!'' movimenta domingo em Lauro de Freitas

Foto: Raphael Muller

A dança tomou conta da quadra do Colégio 2 de Julho, localizado no bairro da Itinga em Lauro de Freitas, transformando o lugar, neste domingo (30), num verdadeiro palco com as apresentações de nove grupos da cidade na primeira edição do "Abriu, então dance!".

O evento, promovido pelo programa Impactus da Associação de Amigos Servir Melhor, recebeu apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e teve como objetivo promover a expressão artística no município. "Nós ficamos mais de dois anos devido a pandemia sem poder nos apresentar, essa é uma maneira de nos agruparmos novamente e assim nos fortalecermos", declarou Léo Lopes, mentor da iniciativa.

A programação teve início pela manhã com palestras, workshops e bate-papos entre os participantes. A tarde o evento foi aberto ao público que pôde conferir as apresentações dos grupos compostos por pessoas de todos os gêneros e faixas etárias. Cada espetáculo teve a duração de quinze minutos e com manifestações livres com a apresentação de danças que foram desde contemporânea a clássicas.

Na plateia ansiosa, Michele Carvalho, esperava a vez da irmã Ágata Carvalho, 23 anos, entrar no palco. "Esse é um momento muito esperado por ela e estamos aqui para apoiá-la", disse. Enquanto isso, Ágata se aquecia se preparando para entrar no palco com a companhia Oxente Cia de Dança. "No país em que vivemos, onde fazer da arte uma profissão é um sonho difícil, o apoio da família é fundamental", falou.

A mesma emoção estava nas palavras da dançarina Michele Mota, 20 anos. Ela conta que iniciou na dança desde os quatro anos e não parou mais. "Hoje eu tenho muito orgulho de dizer que faço parte de uma companhia de balé como dançarina profissional e que iniciei minha carreira nos palcos de Lauro de Freitas. Pretendo levar minha cidade para o mundo. Esse momento é importante para nós dançarinos, assim nos conhecemos e estimulamos uns aos outros", declarou.