Ação Itinerante leva diversos serviços de saúde para adultos e crianças do bairro de Quingoma

Por: Iana Silva
Sexta, 29 de Julho de 2022 às 15:03

Ação Itinerante leva diversos serviços de saúde para adultos e crianças do bairro de Quingoma

Foto: Wandaick Costa


Com o objetivo de ampliar o atendimento nas localidades mais distantes, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) está com uma ação itinerante. Nesta sexta-feira (29), as equipes de profissionais estiveram no bairro de Quingoma, disponibilizando consultas com pediatra, clínico geral, nutricionista, psicólogo, dentista e fisioterapeuta. Além disso, foram oferecidos o teste de Covid-19, vacinação e orientações sobre a prevenção e tratamento das hepatites virais. A ação aconteceu no entorno da Capela São José, atraindo adultos e crianças.

Dona Balbina de Melo, 70 anos, é nascida e criada no bairro de Quingoma. Ela ainda não tinha tomado o reforço da vacina contra a Covid-19 e aproveitou a ação para atualizar a sua imunização. “Eu estava com a minha 2ª dose atrasada e quando soube desta atividade no bairro, eu vim logo cedo. Aqui é mais fácil, pertinho da minha casa e não precisei nem pegar transporte. Muito bom mesmo”, disse. Dona Balbina estava acompanhada dos seus netos, que aproveitaram as atividades de pintura e entretenimento disponibilizadas na ação.



Cada especialidade médica entregou 30 senhas e para o clínico geral foram distribuídas 60.  De acordo com o secretário de saúde, Augusto César, essas ações itinerantes serão frequentes, no intuito de deixar a saúde pública cada vez mais próxima da população. “Ouvindo as necessidades, nós detectamos que deveríamos estar levando a saúde para mais perto das pessoas, principalmente nas áreas descobertas, ou que enfrentam alguma dificuldade com transporte. Estamos oferecendo aqui todas especialidades médicas, além do odontomóvel com serviços dentários para as famílias. Com essa ação itinerante, a gente traz a Secretaria de Saúde para dentro da comunidade”, comentou.