Agricultores de Lauro de Freitas participam de oficina 'Comida de Verdade'

Por: Iana Silva
Terça, 24 de Maio de 2022 às 16:04

Agricultores de Lauro de Freitas participam de oficina 'Comida de Verdade'

Foto: Wandaick Costa


Na manhã desta terça-feira (24), os agricultores do município de Lauro de Freitas tiveram acesso a novas técnicas para a preparação de comida caseira, sem a utilização de produtos industrializados. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Departamento de Segurança Alimentar e o Departamento de Agricultura, ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A atividade foi realizada no auditório do Centro de Referência de Segurança Alimentar (CRESAN).

Durante a oficina, foram ensinadas algumas receitas com a biomassa de banana verde. A nutricionista Hana Santos Vieira explica que a banana, antes de amadurecer, é rica em amido resistente, funcionando como uma excelente fibra para dar mais saciedade. “Trouxemos algumas receitas com biomassa, por ser um alimento poderoso.  A banana verde ajuda a controlar a glicemia e reduzir o colesterol.  Quem cuida do intestino, cuida da saúde. Os agricultores são muito valiosos para todos nós, pois entendem muito sobre alimentos. A nossa ideia é aprender com eles e também ensinar”, disse.



Dona Zorilda Pereira, 69 anos, trabalha com agricultura há mais de 30 anos. Ela fez questão de participar da produção do escondidinho funcional e fazer a decoração. “Gostei, amei.  Hoje está sendo uma oportunidade para eu aprender mais ainda. Nunca imaginei que um escondidinho com banana verde poderia ficar tão bonito e saboroso. Vou colocar em prática tudo que aprendi aqui. Todas as oficinas que tiverem, eu vou participar”, comentou. 

Os agricultores são vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também participam da Feira de Agricultura Familiar, realizada todas as sextas, no centro da cidade. A ideia da SEMDESC é fortalecer e incentivar a alimentação saudável junto à população, através de programas e oficinas mensais. “A intenção é sempre interagir com os agricultores e mostrar o quanto eles são importantes para a sociedade. Queremos que eles se sintam acolhidos, participando desses eventos fundamentais para a troca de conhecimento”, relatou Valmary Lima, responsável pelo Departamento de Agricultura (DAAF).