Alunos celebram um ano do Núcleo NEOJIBA Lauro de Freitas com apresentação orquestral

Por: Laerte Santana
Quinta, 27 de Abril de 2023 às 19:07

Alunos celebram um ano do Núcleo NEOJIBA Lauro de Freitas com apresentação orquestral

Foto: Wandaick Costa


“Eu cheguei aqui no segundo dia depois da inauguração. Não sabia de nada, mas logo fui conhecendo os instrumentos, o que é partitura, aula de canto. No começo é complicado, mas quando você quer mesmo, é rápido para aprender. Hoje eu toco violino e pretendo seguir aqui para aprender outros instrumentos”, disse Horrara Meireles, de 11 anos.  A breve história da menina está entre as mais de 200 crianças e adolescentes que integram o Núcleo de Práticas Musicais de Lauro de Freitas do NEOJIBA, que neste mês completou um ano de funcionamento. 

Inaugurado em 23 de abril de 2022, o Núcleo de Práticas Musicais do município preparou uma programação comemorativa pelo seu primeiro ano de existência. Nesta quinta-feira (27), o Concerto com a Orquestra Sinfônica de Lauro de Freitas deu um show na apresentação especial, realizada na sede do projeto, nas Aldeias SOS. Dentro das celebrações, nesta última quarta-feira (26), no mesmo local, ocorreu ainda o Encontro de Corais. 



Na apresentação do Concerto, a prefeita Moema Gramacho se emocionou com as histórias contadas através de notas musicais. “Há um ano e quatro meses nós idealizamos trazer para Lauro de Freitas um núcleo do NEOJIBA, vinculado à cultura e ao social. Nossos jovens tem um potencial imenso e só precisam de oportunidade para aflorar os talentos. A Orquestra de Lauro de Freitas completa um ano e já se concretiza como uma das melhores da Bahia. Eu agradeço a cada um que acreditou neste projeto”, ressaltou a prefeita. 

Na avaliação do maestro e coordenador do núcleo NEOJIBA Lauro de Freitas, Alexandre Guimarães, o desenvolvimento dos alunos foi incrível. “Saíram do nível zero, porque não conheciam nada de prática musical, para uma orquestra completa, onde tocam e sustentam um conserto inteiro. A primeira vez que tocamos, com dois meses de existência, garantimos um repertório de cinco minutos. Hoje, com um ano, sustentamos um conserto de 50 minutos e, ao fim deste ano, teremos um trabalho ainda mais desenvolvido”, ponderou. 



Para a mãe dos alunos Carlos Emanuel, 12 anos, e Emanuele, sete anos, a participação dos filhos no Núcleo tem ajudado bastante no desenvolvimento escolar e na disciplina dentro de casa. “Eles começaram a praticar do zero e hoje eu fico feliz em ver eles tocando um instrumento. Esse projeto contribuiu muito com a ocupação das crianças, elas passam a ter mais responsabilidade, compromisso com as coisas”, pontuou Carla Cabral. 

No Núcleo de Práticas Musicais Lauro de Freitas do NEOJIBA, os alunos desenvolvem atividades musicais coletivas, que envolvem turmas de iniciação musical, canto coral e prática orquestral.