Alunos da rede municipal são beneficiados com serviços médicos e odontológicos do Programa Saúde na Escola

Por: Iana Silva
Sexta, 22 de Julho de 2022 às 16:04

Foto: Maína Diniz

Os alunos matriculados na Escola Municipal Sônia Maria, localizada no Parque São Paulo, tiveram um dia diferente, nesta sexta-feira (22). Eles foram contemplados com atendimento psicológico, atualização do cartão de vacina, avaliação nutricional, testagens, tratamentos dentários no Odontomóvel, consulta pediátrica e oftalmológica. A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, foram realizados 175 atendimentos.

Elisabete Ramos dos Santos, moradora do final de linha do Parque São Paulo, tem dois netos matriculados na escola. Aproveitou os serviços gratuitos para cuidar da saúde das crianças. “Estou achando excelente essa ação. Além da consulta com o oftalmologista, levei os dois ao dentista, já que estavam há muito tempo sem ir. Fizeram tratamento de cárie dentária, limpeza e escovação. Ainda ganharam um kit de higiene bucal que eles adoraram. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

O PSE será ampliado para outras escolas, beneficiando e cuidando de alunos de diversas regiões do município. De acordo com Fábia Santana, gestora da Escola Sônia Maria há 7 anos, a atividade é fundamental para estreitar a relação dos pais com a escola e melhorar a qualidade de vida dos alunos. “Ficamos muito satisfeitos em ver as crianças tendo acesso a serviços de qualidade. Muitas famílias não têm condições de pagar, então esse é um trabalho fantástico e que nos enche de orgulho”, comentou.

Inicialmente o programa será realizado mensalmente nas escolas municipais, para depois ser executado de forma semanal. “Iremos aumentar a capacidade, à medida que nós tivermos um número de profissionais suficiente. A nossa ideia é cuidar cada vez mais da saúde da população. Tinham crianças aqui, hoje, que não iam a um pediatra há anos, por conta da pandemia. As mães estavam super felizes. Então essa felicidade da população é importante pra gente”, relatou o secretário de saúde, Augusto César.