Alunos do Programa Integra Jovem aprimoram conhecimentos nas aulas práticas do curso de empreendedorismo criativo

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 27 de Abril de 2023 às 09:09

Alunos do Programa Integra Jovem aprimoram conhecimentos nas aulas práticas do curso de empreendedorismo criativo

Foto: Wandaick Costa


A estudante do nível médio, Fábia Vitória, sonha em ingressar na faculdade de comunicação. A adolescente, de 16 anos, revela que desde criança ensaia posturas e decora textos como se estivesse apresentando um telejornal. Ela é uma dos cem alunos da rede pública de ensino que estão inseridos no Programa Integra Jovem, fomentado pela Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. As aulas são realizadas na Estação Cidadania (PEC 3000) e também conta com o apoio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Itinga (IFBA). As aulas teóricas e práticas possibilitam que o estudante se insira na área que almeja trilhar, sendo um reforço na preparação para o mercado de trabalho. 

O curso acontece em dias específicos, sempre no contra turno escolar. Entre as qualificações, estão disponíveis cursos nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, administrativo e empreendedorismo criativo. Nesta quarta-feira (26), os adolescentes com idade de 15 à 17 anos, integrantes do curso de empreendedorismo criativo colocaram a mão na massa e apresentaram o que aprenderam nesses cinco meses de capacitação. 

A turma foi dividida em equipes e cada uma escolheu dentro da área de comunicação o eixo que gostaria de se aprofundar. A primeira apresentou um podcast, formato de programa que pode ser transmitido em vários canais como rádio, sites e streaming de áudio, por exemplo. Outra equipe simulou a criação de conteúdos para propagandas e a terceira equipe escolheu falar sobre maquiagem em um vlog. 



Nervosa, na expectativa da apresentação e aguardando sua vez de ir a frente exibir o vlog de maquiagem, Fábia contou que fazer o curso reforçou seu desejo de seguir a carreira de comunicação. “Antes eu tinha algumas dúvidas, mas depois dessas aulas tive a certeza que quero fazer comunicação e seguir essa carreira”, afirmou manuseando um microfone, um dos instrumentos de trabalho que proporciona aos estudantes uma experiência bem próxima da realidade diária do profissional de comunicação. Durante as aulas, eles também tiveram acesso a câmeras e iluminação.

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA) da SEMDESC, Alfredo Pacheco, esta é a segunda edição do Programa e a conclusão das turmas será nesta sexta-feira (28). “Foram cinco meses de aulas três vezes na semana. O curso tem a duração total de 280 horas e os alunos recebem todo material didático, além de fardamento, lanche e uma bolsa para auxílio transporte no valor de duzentos reais”, explicou. 

A previsão é de que a próxima turma seja iniciada no segundo semestre e como a inclusão de alunos do 9ª ano do ensino fundamental. “A ideia é proporcionar essa experiência a mais pessoas e com isso ampliarmos os conhecimentos destes ramos profissionais”, completa Alfredo.