Alunos participam de atividades integrativas sobre a importância da água no Parque Ecológico de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quinta, 23 de Março de 2023 às 15:03

Foto: Wandaick Costa

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), organizou uma programação educativa para conscientizar os jovens sobre a importância da água e cuidados com natureza. As atividades foram desenvolvidas na manhã desta quinta-feira (23), no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, com a presença dos alunos do 5º ano da Escola Vila Nova de Portão.  Além dos diálogos, a ação contou com jogos educativos, tour pelo parque e distribuição de lanche.

A atividade foi iniciada com a orientação de Gicelma Rodrigues, assistente social do núcleo socioambiental da Embasa. Ela dialogou com os estudantes, ressaltando que todos devem ter responsabilidade no uso dos recursos naturais. Apresentou os elementos do saneamento básico, que inclui o abastecimento de água, o descarte correto dos resíduos sólidos, esgotamento sanitário e água pluvial.  “É importante que todos pensemos juntos sobre o que devemos fazer. Todos precisam entender como é complexo o processo de tratamento, para que a água chegue em nossa torneira de forma tratada. Quando as pessoas entendem esse processo, o uso passa a ser mais consciente”, disse.

A diretora da Escola Vila Nova de Portão, Alda Estér, destacou a importância dessa parceria com a Embasa, trazendo resultados positivos para toda a comunidade. “Nossa escola fica localizada próximo ao Rio Ipitanga e a uma Estação da Embasa.  Como eles moram nessa região, é importante despertá-los e orientá-los. Esses alunos transmitem para a comunidade e para os pais a importância de não descartar lixos nesses locais e de cuidar do meio ambiente.  Eles são verdadeiros multiplicadores de conhecimento”, comentou.

Após as apresentações, os alunos participaram de algumas dinâmicas e jogos interativos, onde puderam mostrar um pouco do que sabem e aprenderam na atividade externa. A aluna Samara Campos, 10 anos, estava muito feliz com a aula de campo e elogiou a ação. “Foi muito bacana. Eu aprendi muita coisa. Quando eu chegar em casa, vou falar com minha mãe e meu pai que precisamos economizar a água, não deixar o tanque aberto, jogar os lixos nos locais corretos, entre outras coisas que aprendi aqui”, relatou.