Apesar das fortes chuvas, Lauro de Freitas registra poucas ocorrências nesta segunda-feira (18)

Por: Iana Silva
Segunda, 18 de Abril de 2022 às 16:04

Apesar das fortes chuvas, Lauro de Freitas registra poucas ocorrências nesta segunda-feira (18)

Foto: Maína Diniz


Fortes chuvas atingiram o município de Lauro de Freitas desde a madrugada desta segunda-feira (18). De acordo com a Defesa Civil, o fluxo da chuva chegou a atingir 69mm, mais que o dobro do volume esperado para o período. Apesar da frente fria, o órgão registrou pontos de alagamento, mas a água escoou em pouco tempo, um incêndio, duas verificações de risco e dois deslizamentos de terra, sem gravidade, ocorridos nos bairros de Vida Nova e Itinga.

Entre as ocorrências registradas, estava a casa de Dona Maria Regina Araújo, que mora há 30 anos na Rua Cacilda Santos, no bairro de Ipitanga. Uma galeria foi danificada, devido ao volume excessivo da chuva. A água transbordou e atingiu o imóvel, nas primeiras horas do dia. “Foi um susto muito grande. Acordei com muita água entrando na minha casa, mas graças a Deus, não perdi nada. Meu filho ligou logo para a Defesa Civil, que já veio até aqui para nos orientar”, disse.

De acordo com o engenheiro Domingos da Silva, situações críticas como essa são verificadas de perto. As equipes da Defesa Civil encaminham relatório para SEINFRA, com detalhes e fotos da ocorrência.  Caso não identifiquem uma solução imediata, o munícipe é encaminhado para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMDESC), para cadastro no benefício do Bolsa Aluguel.

“Estamos atendendo todos os chamados. Lauro de Freitas é uma cidade cortada por córregos em todos os lados. Então quando a chuva é acima de 40mm já gera alguns pontos de alagamento. Estamos desde cedo visitando os pontos mais críticos e realizando os devidos procedimentos técnicos”, relatou.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão é de frente fria até quinta-feira (21). As equipes da Defesa Civil seguem monitorando o nível dos principais córregos e rios, além dos reservatórios da macrodrenagem do Rio Ipitanga. O município conta com quatro pluviômetros automáticos, que facilitam o acompanhamento e atualização dos dados climáticos.

As equipes da SEINFRA também estiveram nos pontos mais críticos da cidade. Na Vila Praiana, Pitangueiras e Avenida Mário Epinghaus. foram feitos serviços de prevenção, como a desobstrução de redes de esgoto, para evitar maiores transtornos.

CASOS DE EMERGÊNCIA 

Em caso de emergências relacionadas às chuvas, a população deve acionar as equipes da Defesa Civil, através dos telefones 199 ou 3288-8628 e pelo e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br.

 
Foto: Wandaick Costa