Artistas da terra são 50% na grade de atrações do Arraiá de Ipitanga em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Segunda, 06 de Junho de 2022 às 16:04

Artistas da terra são 50% na grade de atrações do Arraiá de Ipitanga em Lauro de Freitas

Foto: Lucas Lins


Um dos pontos de destaque da grade de atrações do Arraiá de Ipitanga – São João da Tradição de Lauro de Freitas – é o prestígio aos artistas da terra. Das 24 bandas que vão se apresentar na Arena Domingos Balaieiro, de 22 a 25 de junho, 12 são do município. A festa junina, que conta com a parceria do Governo do Estado e de patrocinadores para a contratação dos artistas, terá sua estrutura montada na Praça da Matriz, no Centro. 

A valorização dos artistas da terra é uma defesa da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O titular da pasta, André Luís Pereira, destaca que o Arraiá de Ipitanga 2022 será marcado pela resistência da classe artística. “Seria impossível imaginar uma festa de São João sem incluir os artistas da terra na nossa grade. As atrações de cunho nacional tem importância, mas é para os do município que trabalhamos, porque a festa dá esta oportunidade aos nossos artistas de criarem portfólio e de ficarem na memória da cidade”, frisou.  

E quando se fala de memória, o cantor Isahias Sampaio tem de sobra. O artista, que foi o primeiro da terra a ter uma música tocada nas rádios FM do Brasil, se apresenta no primeiro dia (22) do Arraiá de Ipitanga. Vacinado com as três doses contra a Covid-19, Isahias conta sobre sua expectativa de retornar aos palcos após as restrições da pandemia, neste ano em que completa 35 anos de carreira. 

“Depois de dois anos muito sofridos, é um prazer imenso voltar a fazer cultura, ainda mais aqui na nossa cidade. Eu sempre lutei pela valorização dos artistas da terra e sabemos que dividir palco com grandes nomes é uma forma de nos valorizar também, principalmente porque teremos as mesmas condições de apresentação, com sonorização, camarim e apoio de produção. Para o show de abertura dos festejos, o público pode esperar muita alegria e animação. Junto com o Forró Pé de Oiti vamos tocar muito pé de serra e fazer lançamentos de músicas novas”, disse Isahias. 

Quem também descreve a sensação de poder voltar a se apresentar no São João da Tradição de Lauro de Freitas é o cantor César Sampaio, que fará seu show no último dia (25) da programação. Com 28 anos de carreira, o artista levará para o Arraiá de Ipitanga uma apresentação dividida em dois momentos: o primeiro com muita música no estilo pé de serra, acompanhado da sonoridade grave da zabumba, e o segundo com o seu famoso teclado para puxar o fole dos ritmos do forró eletrônico, da pisadinha e do galope de quadrilha junina.  

“A expectativa de retorno é de voltar com sangue no olho para fazer o melhor São João dos últimos tempos. Passamos pela dificuldade da pandemia e agora é um momento de muitos artistas se restabelecerem. Estamos aí dentro da programação com outros artistas de projeção nacional, isso é válido porque chama um outro público de fora da cidade e que acaba conhecendo nosso trabalho. E para mim, que já participei de outros festejos da cidade, como carnaval, festa do padroeiro, aniversário da cidade e outras edições de festas de São João, é um prazer tocar na minha cidade”, contou César. 

Além dos dois artistas que tocam no primeiro e último dia dos festejos do Arraiá de Ipitanga 2022 – São João da Tradição de Lauro de Freitas – outros dez artistas da terra vão esquentar o clima junino no município. São eles: Edu Casanova e Valdir Junior, no dia 22/06; Forrozão da Sapekkinha, Igor Cerqueira e Boneca Cobiçada, no dia 23/06; Forró S/A, 20 Xotear, no dia 24/06; e Edy Vaqueiro, Amor.com e Luciano do Acordeon, no dia 25/06.