Asfalta Lauro: Governo do Estado inicia obras de recapeamento em 32 ruas de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Sexta, 19 de Agosto de 2022 às 15:03

Asfalta Lauro: Governo do Estado inicia obras de recapeamento em 32 ruas de Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa


Em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, o Governo da Bahia iniciou nova frente de trabalho para o recapeamento asfáltico de 32 ruas de bairros do município. O projeto de requalificação, que está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), foi dividido em três etapas. A primeira contempla 13 ruas do Centro e cinco ruas de Itinga. 

As obras de requalificação de pavimentação asfáltica, que sempre vão ocorrer das 21h às 5h, já foram iniciadas no Centro da cidade. No decorrer da noite desta quinta-feira (18), a empresa prestadora do serviço, a PAVLOC Construções e Locação de Máquinas LTDA, concluiu o recapeamento de um trecho da Rua Romualdo de Brito, no entorno da Praça João Thiago dos Santos.  

Inicialmente, entre as 13 ruas do Centro, as obras vão passar pelas ruas dos entornos das praças João Thiago dos Santos, Martiniano e Santo Antônio, e as ruas Assembleia de Deus, Manoel Silvestre, Miguel do Santos e Romualdo de Brito. Posteriormente, recebem o recapeamento asfáltico as avenidas Amarílio Thiago dos Santos e Prefeito Celso Alves Pinheiro da Silva, e as ruas Bispo Renato Conceição Cunha, Euvaldo Santos Leite, José Ernesto dos Santos e Maria Isabel dos Santos. 

Ainda dentro da primeira etapa do projeto, cinco ruas do bairro de Itinga serão contempladas. São elas: Avenidas Gaia, Fortaleza, São Cristóvão, e ruas Fortaleza e Vereador Jone Kiss. Para a execução das obras, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) atua no controle e orientação do fluxo de trânsito das vias que precisam ser interditadas. 

De acordo com a engenheira fiscal da Conder, Mila de Mônaco, assim que forem finalizadas as obras no Centro, a empresa passa para a execução em Itinga. “As obras de requalificação consistem em realização de fresagem, nova camada de asfalto e sinalização. A previsão de conclusão da primeira etapa, das 18 ruas entre o Centro e Itinga, é de seis meses”, apontou.

O acompanhamento do projeto de recapeamento nas 32 ruas, que tem investimento total de 24 milhões, é feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O titular da pasta, Roque Fagundes, destaca as melhorias na mobilidade urbana. “Contemplamos no projeto, para receber o banho de asfalto, as principais ruas de maior fluxo de trânsito e as mais degradadas. Para as demais vias do município, a Prefeitura está buscando novos projetos”, relatou.



Segunda etapa 

A segunda etapa do projeto de requalificação de pavimentação asfáltica, que está em fase de habilitação do processo licitatório, será executada em 12 ruas dos bairros de Buraquinho, Ipitanga e Vilas do Atlântico. 

Em Buraquinho vão receber as obras de recapeamento as ruas Carlos Conceição e Ministro Antônio Carlos Magalhães. No bairro de Ipitanga são: avenidas Amarílio Thiago Dos Santos e 31 De Julho, e Rua Paulo Moreira De Souza. Já em Vilas do Atlântico: avenidas Praia de Copacabana, Praia de Itamaracá, Praia de Pajussara, Praia de Itapoan, e ruas Praia de Mucuripe, Praia de Guarapari e Praia de Cananeia. 

Terceira etapa 

Em fase de estudo técnico, a terceira etapa contempla a Avenida Queira Deus e a Rua Santo Antônio, no bairro de Portão. Além do recapeamento do total de 32 ruas, a Rua Maria Rosinete Velozo Augusto, em Quingoma, foi inserida para receber obras de pavimentação completamente novas.