Atleta de Lauro de Freitas se prepara para disputar a São Silvestre

Quarta, 22 de Dezembro de 2021 às 10:10

Atleta de Lauro de Freitas se prepara para disputar a São Silvestre

Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Antes do sol nascer, Edésio Oliveira calça seus tênis especiais para corrida e segue em direção a conquista de seus sonhos: um deles de alcançar uma boa colocação na Corrida Internacional de São Silvestre 2021. Diariamente, o morador da localidade do Chafariz em Lauro de Freitas, percorre em treinamento entre 10 e 18 quilômetros utilizando as vias e calçadas da cidade como pista. A mesma cena se repete há pelo menos 22 anos fazendo com que sua paixão e dedicação pela corrida de rua se torne motivação para quem ouve sua história de superação.

O corredor se prepara para enfrentar sua 15ª participação na São Silvestre, que acontece no dia 31, e superar sua melhor posição da corrida, alcançada em 2007, na 38ª posição. “Treino diariamente mais de uma hora com este foco, trazer orgulho para esta cidade que me acolheu e que é minha casa”, falou.

A satisfação em falar do esporte é percebida pela entonação da voz do auxiliar de serviços gerais. Edésio conta que três vezes na semana corre acompanhado de outras pessoas a quem chama de equipe e nos outros dias segue o treinamento sozinho.

“A corrida é tudo para mim, mudou minha vida”, disse com ar apaixonado e lembrando que o esporte o ajudou a vencer sua luta pessoal contra o alcoolismo e tabagismo. “Hoje sirvo de inspiração, muitas pessoas começaram a correr e dizem que foi por minha causa”, relata.

Hoje com 52 anos, o corredor se lembra de seu primeiro contato com o esporte que aconteceu no começo dos anos 90, quando veio de Iramaia, cidade situada no sul da Bahia, para tentar a vida em Lauro de Freitas. “Naquele tempo realizávamos muitas gincanas e foi a partir destes momentos que me encantei por correr e nunca mais parei”, conta. Edésio conta com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.