Biólogos da SEMARH recebem qualificação sobre conservação das tartarugas marinhas em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Segunda, 01 de Agosto de 2022 às 14:02

Biólogos da SEMARH recebem qualificação sobre conservação das tartarugas marinhas em Lauro de Freitas

Foto: Divulgação / SEMARH


Para aprimorar o trabalho de preservação e procriação das tartarugas marinhas em Lauro de Freitas, biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) participaram de um curso de capacitação sobre conservação das tartarugas marinhas, ministrado pela Fundação TAMAR. Atividades de educação ambiental também foram realizadas. 

Na qualificação teórica, os profissionais aprenderam formas de como identificar ninhos das tartarugas, condições favoráveis à desova e ao nascimento. Os conhecimentos serão aplicados nas praias de Buraquinho, Ipitanga e Vilas do Atlântico, como afirma o secretário da Semarh, Gean Nunes. 

“A segunda etapa da qualificação, a parte prática, será nos locais de desova, ao longo da orla de Lauro de Freitas. Os profissionais da Semarh também farão uma ação de conscientização com moradores que residem próximo as praias, barraqueiros, visitantes, pescadores e ambulantes, em relação a questão da iluminação onde tem ponto de desova”, relatou Gean. 

Segundo o Projeto Tamar, a incidência de luz artificial nas praias, resultado da expansão urbana sobre o litoral, prejudica fêmeas e filhotes. A Semarh, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), fará uma nova revisão dos postes de iluminação na orla do município. 

Vale destacar que existe no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, o cantinho das tartarugas, um espaço especial que ressalta a importância destes animais, essenciais na manutenção da biodiversidade marinha, e alerta sobre risco de extinção.