Cadascult: Cultura lança novo cadastro para a classe artística de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Segunda, 16 de Janeiro de 2023 às 14:02

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), lançou, nesta segunda-feira (16), o novo Cadastro Municipal de Cultura (CADASCULT), para atualização do banco de dados, em cumprimento à Lei Municipal nº 1.754 de 30 de novembro de 2018. A decisão foi publicada no edital (01.2023), com o objetivo de promover um melhor mapeamento da produção cultural e apoiar os artistas, bandas e manifestações locais. O prazo para realização do cadastramento será entre os dias 16 de janeiro e 16 de junho de 2023, através de formulários disponíveis no site da Prefeitura (https://laurodefreitas.ba.gov.br/2021/cadascult).

Estão aptos a realizar o cadastro, apenas, os residentes e domiciliados no município de Lauro de Freitas. O secretário de cultura, André Pereira, destaca que essa iniciativa busca atualizar as informações do Censo Cultural de 2021, facilitando a elaboração de novas atividades e projetos para a área. “Estamos muito felizes em lançar, mais uma vez, esse cadastramento, que demonstra o nosso compromisso com a cultura, patrimônio imaterial. Queremos valorizar os artistas da nossa cidade e favorecer as oportunidades necessárias para o setor. Através desse banco de dados, podemos entender melhor o cenário atual, criar ações mais eficazes e fortalecer a identidade sociocultural do município”, disse.

O cadastramento não cria vínculos ou obrigações contratuais entre a Prefeitura e o cadastrado, mas servirá como instrumento de consulta para ações, planejamento de atividades, definição de políticas de financiamento, apoio via editais, prêmios e chamamentos. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato através do e-mail (cadascult@laurodefreitas.ba.gov.br), ou através do telefone/WhatsApp (71) 3369-9210. O atendimento será de segunda a sexta, das 08h às 14h (exceto feriados e pontos facultativos). Caso a preferência seja por atendimento presencial, os artistas devem solicitar agendamento via e-mail (ddc-secult@laurodefreitas.ba.gov.br).