Caminhada do Outubro Rosa lota as ruas da Itinga e alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Por: Giovanna Reyner
Sábado, 22 de Outubro de 2022 às 16:04

Caminhada do Outubro Rosa lota as ruas da Itinga e alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Foto: Maína Diniz


O sol brilhando no céu limpo deste sábado (22) foi o cenário perfeito para que centenas de pessoas tomassem conta das ruas da Itinga, em Lauro de Freitas, vestidas de rosa para chamar atenção quanto à necessidade da realização da mamografia anual para diagnóstico precoce do câncer de mama. Puxados pelo som do trio elétrico com canções sobre conscientização, foco da Campanha Outubro Rosa, mais de 300 pessoas saíram do Largo do Caranguejo em direção ao Complexo Municipal de Saúde e sem cansar levaram  informação  e acenderam o alerta às mulheres da cidade. 

Em Lauro de Freitas, a Campanha este ano traz o mote 'cuide-se e celebre a vida', a frase estava nas faixas e cartazes que ajudaram a encorajar a comerciante Maria Júlia, 67 anos. "Este ano por falta de tempo ainda não fui fazer meu exame, mas sei que é necessário, às vezes a gente deixa até o medo tomar conta da mente, medo de descobrir alguma coisa, mas eu vou fazer sim, é melhor estar em dia com a saúde", falou. Já dona Ana Cunha, 72 anos, conta que teve um câncer de mama, se curou, mas não descuida. "Minha mamografia anual é de lei", disse. 

A prefeita Moema Gramacho percorreu ao lado do secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, às salas do Complexo. No local, mulheres aguardavam sua vez para realizar o exame no mamógrafo próprio do município. "A mamografia é um exame rápido e não dói, é só um incômodo, mas é melhor passar pelo procedimento do que enfrentar essa doença que ainda mata tantas mulheres no Brasil", relatou a gerente de loja, Lívia Souza, de 62 anos, enquanto esperava sua vez. Dona Lívia ainda aproveitou a massoterapia que estava sendo ofertada no local e saiu de lá renovada, como disse. 

Moema contou a experiência que passou com o câncer de mama, ao ser acometida pela doença em 2008. "Foi uma batalha, mas encontrei muitos anjos ao longo dessa jornada e o apoio da minha família foi fundamental para vencer o processo", lembrou. A prefeita recordou ainda que é de sua autoria a Lei que tramita no Congresso Federal em que a mulher diagnosticada com câncer de mama seja reparada com cirurgia plástica na mesma operação em que o nódulo for retirado. "Esta Lei está aguardando ser votada e eu sei que autoestima é muito importante na vida de quem enfrenta essa batalha", falou. 

De janeiro até agora, mais da metade das mulheres acima de 55 anos, que compõem o público alvo da Campanha já realizaram o exame em Lauro de Freitas, ao todo foram quase quatro mil mamografias realizadas na rede municipal conveniada do SUS, na Policlínica em Simões Filho e no mamógrafo próprio localizado no Complexo Municipal de Saúde. O superintendente da Atenção Básica, Hadson Namour, explica que caso a mulher detecte algum nódulo na mama através do autoexame deve procurar a unidade de saúde mais próxima o quanto antes. "O diagnóstico precoce amplia as chances de cura", destacou. 

No Complexo Municipal de Saúde, as mulheres com alteração no exame são encaminhadas imediatamente para o médico mastologista que atende na própria unidade. "Além disso, nós temos um fluxo fortalecido com o Governo do Estado e nossas mulheres diagnosticadas com a doença estão sendo acompanhadas com o que há de mais moderno no Hospital da Mulher", frisou o secretário César.