Campanha de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada até dia 30 em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 09 de Setembro de 2022 às 16:04

As campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação seguem até dia 30 de setembro em todas as Unidades de Saúde da Família de Lauro de Freitas. No município, a estratégia de imunização intensificará a aplicação das doses nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Até o momento, 11,42% das crianças com idade entre 1 a 5 anos (público alvo da imunização contra a pólio) receberam a proteção.

De acordo com o secretário municipal de Saúde (SESA), Augusto César Pereira, a baixa adesão às campanhas acende um alerta. “É extremamente necessário que os pais ou responsáveis levem suas crianças até uma Unidade de Saúde da Família para serem protegidas contra a pólio e seus adolescentes menores de 15 anos para atualizarem a caderneta de vacinação.  A imunização evita a ocorrência de surtos de doenças que estão sob controle há anos em todo Brasil”, disse.

Campanha contra a Pólio

O público alvo da vacinação contra Poliomielite são crianças com idade entre 1 e menores de cinco anos. Para proteger os pequenos é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

Em todo Brasil, são duas formas disponíveis da vacina contra a pólio: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser como a 'vacina da gotinha' e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação

A campanha de Multivacinação tem o foco na atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Estão disponíveis as vacinas: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana);  Varicela; e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para os adolescentes estão disponíveis as vacinas: HPV, dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B; dTpa; e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).