Capacita jovem: SEMDESC abre inscrições para o curso de 'Saúde e Estética do Adolescente' nesta segunda-feira (27)

Por: Laerte Santana
Quarta, 22 de Setembro de 2021 às 17:05

Avaliar corretamente as alterações estéticas faciais e corporais é uma habilidade que jovens de Lauro de Freitas, entre 14 a 17 anos, poderão aprender com o curso de “Saúde e Estética do Adolescente”, disponibilizado pelo Programa Capacita Jovem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). As inscrições para o curso estarão abertas a partir desta segunda-feira (27) até o dia 10 de outubro, através do link (https://forms.gle/h3HYMuo65WxWZYJg7).

Promovido em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul, o curso de “Saúde e Estética do Adolescente” será ministrado de forma remota e interativa pelo Zoom, nos dias 18 e 19 de outubro, das 15 às 17h, e no dia 25/10 em oficinas presenciais, divididas em turmas pela manhã, das 9h às 11h, e a tarde, das 15h às 17h. Serão disponibilizadas 100 vagas. Outras informações podem ser consultadas através do telefone (71) 3288- 8667 ou pelo e-mail (daca-semdesc@laurodefreitas.ba.gov.br).

O conteúdo programático do curso se baseia na reflexão dos padrões estabelecidos sobre a imagem corporal na adolescência; na identificação das principais alterações inestéticas e tratamentos específicos na estética para os jovens; além dos tipos de pele e instrumentos avaliativos da face, bem como o estabelecimento de rotinas de cuidados específicos, como o de skincare. Discussões sobre imagem pessoal, autoestima e os impactos da realização de atividades físicas e alimentação na estética também estão incluídos.

O secretário da Semdesc, Tito Coelho, explica que a ação tem o intuito de viabilizar meios eficazes para que os jovens tenham conhecimento e informação suficiente para acessar o mercado de trabalho. “O Capacita Jovem segue para a sua 3ª edição com sucesso de adesão. Assim, seguimos buscando meios que nos permitam desenvolver um trabalho sempre humanizado, visando o desenvolvimento da cidade, principalmente através da autonomia dos nossos moradores” disse.

Após a conclusão do curso, o jovem participante será capaz de reconhecer fototipos de pele e de identificar disfunções estéticas e tratamento. Autocuidado e hábitos saudáveis são outros conhecimentos a serem adquiridos que permitirão a iniciação na construção da imagem pessoal e futuro profissional. Segundo Alfredo Pacheco, diretor do Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA), 87 jovens já foram capacitados pelo programa este ano.