Capacitação atualiza regras do futebol com turma de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Quinta, 15 de Setembro de 2022 às 14:02

Capacitação atualiza regras do futebol com turma de Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa


Uma oportunidade para atualizar tudo sobre regras do futebol 2022/23. Este é o foco da Capacitação em Arbitragem de Futebol que está sendo realizada em Lauro de Freitas, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA), com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL). Com três dias de duração, nesta quinta-feira (15) houve o segundo encontro de aula teórica, com os cerca de 60 participantes do curso. 

O secretário municipal da Setrel, Uilson de Souza, detalha que a capacitação está sendo desenvolvida pela Coordenação de Esporte da Setre-Ba, para qualificar profissionais envolvidos na prática esportiva. “Este é um curso que acontece no nosso município por conta do potencial e reúne árbitros amadores conhecidos da nossa cidade, para uma qualificação com dois palestrantes que são árbitros reconhecidos profissionalmente”, disse. 

Um dos capacitadores, Jailson Freitas, que é instrutor técnico FIFA, CBF e Federação Baiana, explicou que desde 2016 até o momento houve um start de mudanças nas regras do jogo de futebol. “Aqui estamos falando das 17 regras e tudo o que tem de moderno no mundo da arbitragem. Também estamos instruindo sobre a ferramenta VAR e os lances protocolares. Um conteúdo que vai ser útil para que os participantes do curso possam dar qualidade onde vão atuar”, destacou. 



A parte prática da capacitação será realizada nesta sexta-feira (16), no Estádio de Itinga, na localidade de Jardim Cidade Nova. Lá, os participantes vão aprender sobre mecânica de arbitragem, que envolve todo o gestual que o árbitro e assistentes fazem durante a partida de futebol, controle de jogo, movimento de bandeira, uso do apito, apresentação dos cartões amarelo e vermelho, além dos posicionamentos nas faltas e saída de jogo. 

Entre os participantes, a educadora física Carolina Silva acredita que a capacitação lhe dará um leque maior de possibilidades para atuar na área. “Gosto de futebol e até agora estou gostando de tudo aqui. Os palestrantes, que são muito conhecidos na área da arbitragem, têm uma didática muito boa e passam o conteúdo de uma forma fácil e prática”, relatou.

Durante a apresentação da atualização das regras do futebol, os instrutores utilizaram vídeos testes, com perguntas para os participantes, para facilitar a aplicação do conteúdo. Todos receberão certificados.