Caravana com serviços socioassistenciais movimenta população de Lauro de Freitas; confira a programação

Por: Laerte Santana
Segunda, 08 de Agosto de 2022 às 14:02

Caravana com serviços socioassistenciais movimenta população de Lauro de Freitas; confira a programação

Foto: Lucas Lins


A Caravana Social na Rua, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) de Lauro de Freitas, iniciou as atividades que ampliam o acesso nas atenções da rede socioassistencial, nesta segunda-feira (08), no CRAS Itinga I. A prestação de serviços como atualização dos programas Cadastro Único e Bolsa Aluguel, além de atendimentos do CRAS e CREAS, movimentou a localidade de Jardim Pouso Alegre, em Itinga.

A Caravana vai percorrer, durante todo o mês de agosto, os bairros de Lauro de Freitas, como afirma o titular da Semdesc, Tito Coelho. “O projeto tem o objetivo de levar os serviços socioassistenciais para diferentes regiões do município, principalmente onde existem mais demandas. Iniciamos, hoje, pela Itinga, porque é um dos maiores territórios, e na avaliação por bairro a busca maior é daqui”, explicou. 

Ainda segundo Tito, apesar da ampliação dos serviços socioassistenciais, por meio da Caravana, os CRAS e CREAS continuam funcionando normalmente. “Criamos esta estratégia da Caravana para levar os serviços para mais perto da população. No final, faremos uma avaliação dos indicadores sociais para saber se as demandas foram supridas ou se precisaremos adotar novas estratégias”, completou. 



Moradora do Pouso Alegre, Denise Abreu chegou até a Caravana Social para atualizar seu nome no Cadastro Único. “As coisas estão muito difíceis ultimamente. Eu vim aqui porque quero ver se consigo receber o Auxílio Brasil. Aí já consegui aqui atualizar meu cadastro, que estava bloqueado”, relatou Denise que aprovou a iniciativa do projeto da Semdesc. 

De acordo com dados da Central de Cadastro Único do município, atualmente, 23.915 famílias de Lauro de Freitas recebem o Auxílio Brasil. Até maio deste ano, o número de famílias cadastradas no CadÚnico chegou a marca de 35.754, o que representa um universo de 86.221 pessoas. 

Em busca de informações sobre o Bolsa Aluguel, programa municipal, Cátia Firmino destacou como positiva a ação da Semdesc. “É muito bom encontrar um serviço como esse facilitado, que orienta a população. As pessoas estão necessitadas de saúde, educação, de renda, e por isso vão atrás dos benefícios, porque ninguém está conseguindo se manter, e o governo tem que fazer sua parte”, ponderou. 

PROGRAMAÇÃO

Durante esta semana, a Caravana Social na Rua também chega às localidades do Tarumã, nesta quarta (09/08), Jardim Tropical (10/08), Talismã (11/08), Parque São Paulo (12/08), Cozinha Comunitária de Itinga (13/08). O cronograma das atividades em outros bairros ainda será divulgado.