CCZ de Lauro de Freitas intensifica ações de prevenção e controle da Dengue

Por: Iana Silva
Terça, 17 de Janeiro de 2023 às 13:01

CCZ de Lauro de Freitas intensifica ações de prevenção e controle da Dengue

Foto: Raphael Muller


O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que houve aumento de 184,5% nos casos de dengue em 2022, quando comparado ao ano de 2021. As ocorrências passaram de 478,5 mil casos para 1,3 milhão. Foram registrados 909 óbitos por conta da doença em todo o país. Atenta a este cenário, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está intensificando suas ações preventivas. As equipes de combate à endemias estão realizando visitas domiciliares, com orientações educativas, tratamento de água dos reservatórios e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. 



As ações são feitas todos os dias, seguindo um roteiro diversificado, no intuito de abranger todos os bairros. De acordo o secretário de saúde, Augusto César Pereira, essas visitas são fundamentais para manter a população informada e evitar a propagação da doença na cidade. “O intuito é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya. Essa rotina educativa, batendo de porta em porta, faz toda a diferença. Sabemos que os cuidados básicos evitam transtornos maiores. Os profissionais estão preparados para orientar e combater todo e qualquer tipo de foco do mosquito. Nosso papel é cuidar e orientar”, comentou.

O diretor do CCZ, Igor Fidelis, também destaca que apesar de ser verão, o município enfrenta algumas pancadas de chuva, que favorecem a água parada e proliferação do mosquito. “As equipes estão nas ruas todos os dias para orientar os moradores sobre como cuidar do quintal e todo o ambiente. Água parada deve ser eliminada. Os reservatórios devem estar limpos e sempre fechados. Com uma população consciente, de mãos dadas com o poder público, fica mais fácil a prevenção”, disse.

 

Serviço / CCZ:


  • Endereço: Rua José Leite, nº 90, 

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

  • Contato: 3369-9919
    Email: ccz_lf@yahoo.com.br