Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Lauro de Freitas terá sua capacidade de atendimento e especialidades ampliadas

Por: Giovanna Reyner
Quarta, 10 de Maio de 2023 às 15:03

Centro Especializado de Reabilitação (CER) de  Lauro de Freitas terá sua capacidade de atendimento e especialidades ampliadas

Foto: Danilo Magalhães


A partir da publicação da Portaria Nº 577/23 do Ministério da Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação de Lauro de Freitas (CER) passa a ser habilitado na categoria III e receberá do Governo Federal o recurso de mais de 2 milhões por ano. Com isso, o equipamento terá a capacidade de atendimento e especialidades ampliadas passando a atender três modalidades de reabilitação: física, intelectual e auditiva. 

O CER funciona no Complexo de Clínicas Escolas da Unime e é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA). A meta é que após essa habilitação, passe a atender cerca de 900 pacientes por mês, uma ampliação de mais de 50% na oferta dos serviços. “Com a habilitação vamos poder ampliar as especialidades e suprir a necessidade da demanda que aumenta a cada dia”, frisa a enfermeira e assessora técnica da SESA, Allinne Kely. 

Atualmente, o CER oferece desde a estimulação precoce, atendimento especializado em reabilitação, e concessão de aparelhos auditivos a pacientes de todas as idades, a partir dos primeiros meses de vida. Somente no ano de 2022 foram entregues 151 aparelhos auditivos. 

As principais condições de saúde atendidas no CER são: Surdez, TEA, Síndrome de Down, microcefalia, AVC, TCE, lesão medular, doenças congênitas, amputação, hidrocefalia, paralisia cerebral, paralisia facial, Doença de Parkinson, esclerose múltipla, HTLV, Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA. “O próximo passo é captar recurso para atender também pacientes com necessidades em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) e ostomia”, informa Allinne.