Com 2 meses de funcionamento, Loja de Artesanato de Lauro de Freitas vende 500 produtos por mês

Por: Iana Silva
Terça, 04 de Outubro de 2022 às 15:03

Foto: Maína Diniz

A Loja Colaborativa de Artesanato de Lauro de Freitas, localizada no Parque Shopping Bahia, completou dois meses de funcionamento e valorização dos artistas locais. O espaço foi inaugurado no dia 25 de julho, com a exposição e comércio de produtos confeccionados pelas associações e grupos de artesãos do município. Mensalmente, são vendidos em média 500 produtos, como esculturas em metal, bijouterias, costura criativa, bolsas de crochê, artigos de decoração, produtos de vestuário, aromaterapia, peças religiosas e místicas. Todo o lucro das vendas é revertido para os produtores.

O espaço faz parte do conjunto de ações do programa “Cidade Solidária e Sustentável”, executado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), com o apoio do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) e da Associação Beneficente Cultural e Religiosa Ilê Axé Oyá. O coordenador da loja, Sizinilson Vanderlei, destaca que o espaço começou com apenas 30 artesãos e, atualmente, conta com 44 expositores e mais de 50 na fila de espera. “A procura está sendo grande. A visibilidade que os artistas conseguem aqui é muito forte.  Já vendemos peças até para turistas de outros países. Todos saem encantados com a diversidade artística que encontram”, disse.

Para participar do projeto, é preciso ter a formação da Setrel, participar de reuniões e passar pela avaliação das comissões.  A artesã Mara Rúbia expõe os seus produtos na loja desde a inauguração. Ela trabalha com reciclagem, confecção de produtos em gesso, madeira, tecidos e vidro. “Eu faço de tudo um pouco. Um verdadeiro mix de arte. Aqui na loja, estamos tendo muita visitação e um retorno positivo. É um trabalho que está nos fortalecendo a cada dia. Estamos muito felizes com essa visibilidade”, comentou.

A loja funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.