Comando de Policiamento da RMS lança projeto 'Vigilância Participativa Escolar' em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas na terça-feira (02)

Por: Laerte Santana
Sexta, 28 de Abril de 2023 às 15:03

Em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, o Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS) vai lançar na próxima terça-feira (2), o projeto pedagógico de treinamento “Vigilância Participativa Escolar”, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, a partir das 9h.

O projeto, que surge de diálogos envolvendo a “Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência” do município, atuará como força garantidora da ordem pública e de manutenção da paz social, alinhado com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a CPRMS, o Projeto Vigilância Participativa Escolar também é uma ferramenta para diminuição do tempo resposta em ocorrências envolvendo escolas, a fim de fortalecer a parceria com os entes sociais e reafirmar o papel da Polícia Militar.

Como ação de prevenção à violência nas escolas, o projeto vai promover a aproximação da rede de educação básica local com a Polícia Militar, além de realizar treinamento de prevenção e primeiras medidas em ocorrências policiais com os profissionais das unidades escolares interessadas, entre outras medidas.

Campanha da Cultura da Paz

A “Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência” já foi implantada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, com apoio das Companhias Independentes da Polícia Militar (52ª e 81ª) e a Polícia Civil do município, além da CPRMS. A campanha com mais de dez ações definidas foca no desenvolvimento de uma força-tarefa de segurança em unidades educacionais públicas e privadas, e outros espaços.