Contribuintes de Lauro de Freitas têm até o dia 31 de janeiro para pagar o IPTU com desconto

Por: Iana Silva
Sexta, 20 de Janeiro de 2023 às 14:02

Contribuintes de Lauro de Freitas têm até o dia 31 de janeiro para pagar o IPTU com desconto

Foto: Danilo Magalhães



Os contribuintes de Lauro de Freitas têm a oportunidade de pagar a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício 2023, com desconto de 10% até o dia 31 de janeiro. A medida foi um dos pontos de destaque durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (20), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF). 

Na oportunidade, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, apresentou as prioridades da gestão, condições especiais para pagamentos e respondeu às perguntas elaboradas pela imprensa local. Também participaram o vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro; o secretário da fazenda, Luiz Cláudio Guimarães; e o secretário de saúde, Augusto César Pereira. 



De acordo com a administração municipal, a prorrogação busca facilitar a regularidade dos pagamentos, ampliando a receita para realização de investimentos na saúde, esporte, social, limpeza urbana, iluminação, infraestrutura e demais áreas da cidade. Os munícipes que não puderem pagar o valor da cota única, têm a opção de parcelar em até 10 vezes. A prefeita lembrou que Lauro de Freitas é um dos municípios que oferece os maiores descontos e flexibilidade para os pagamentos. Citou também outros benefícios concedidos na cidade, como a isenção de cobrança dos impostos aos imóveis com valor abaixo dos R$ 44 mil.  

“As isenções são concedidas considerando a faixa salarial e condições sociais dessas famílias. Para os demais contribuintes, buscamos alternativas para que consigam efetuar os pagamentos. Todo o valor investido é retornado para a população através de serviços e melhorias. Temos algumas prioridades, como concluir as obras em andamento, investimentos ambientais, reforçar os equipamentos de segurança alimentar disponíveis, acompanhamento à saúde animal, construção de novas escolas, entre outros pontos importantes para nossa cidade avançar cada vez mais”, disse.  

O secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, também trouxe alguns dados relevantes, ressaltando a importância da receita arrecadada através do IPTU, que representa em torno de 8 % da receita do município. Segundo ele, a adimplência avançou, quando comparada ao mesmo período no ano anterior “Esse retorno positivo já mostra uma melhor consciência da população e entendimento do quanto esse imposto é essencial para investimentos em diversas áreas. Quanto mais munícipes efetuarem os seus pagamentos, melhor. Lauro é, hoje, uma cidade destaque em oferecer essas facilidades. Tudo isso reflete o compromisso da gestão participativa”, comentou.

Os carnês do IPTU, exercício 2023, já foram distribuídos no município, mas quem não recebeu a guia em sua residência, pode retirar a 2ª via em pontos estratégicos, como o SAC Municipal, Banco de Serviços ou Administrações Regionais (ARs). Os contribuintes também têm a opção de acessar os boletos através do site (sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br) ou do WhatsApp, com a atendente virtual: "Laurinha " (98728-9126).