Cortejo cultural rende homenagens ao padroeiro Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Sábado, 14 de Janeiro de 2023 às 16:04

Foto: Wandaick Costa

Mistura de sincretismo religioso com manifestações folclóricas há mais de 40 anos, o cortejo cultural em homenagem ao padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, desfilou pelas ruas do Centro da cidade, neste sábado (14). As manifestações saíram da concentração do fim de linha próximo ao Estádio Municipal, com percurso até a centenária Igreja Matriz, que em 2023 completa 415 anos de história.

Com muita fé e devoção ao padroeiro do município, os grupos populares prendeu a atenção de todos aqueles que pararam para olhar o cortejo passar. Fátima Oliveira foi uma das pessoas que observou o desfile. “Eu já estava entrando aqui no supermercado quando percebi a movimentação na rua, aí não tive como não parar um tempinho para ver as belezas das apresentações. Eu amo essas formas de manifestações culturais”, disse a professora aposentada.

Entre as belezas que prenderam os olhares de munícipes durante o trajeto do cortejo estavam: a ala das baianas, que distribuíram simpatia na comissão de frente; o embalo do som da Charanga Vem com A Gente; a força e resistência de capoeiristas; o furacão da alegria do grupo Bankoma; a percussão do Grupo Cultural Negro; as melodias da Banda Filhos da África, que puxaram o trio elétrico; além de grupos de organizações civis.

Nem mesmo a chuva, já no finalzinho do trajeto, espantou a alegria de quem participou do cortejo. A prefeita Moema Gramacho foi uma das pessoas que fez todo o percurso. “Estou aqui, entre as baianas, que é nosso patrimônio imaterial, para homenagear o padroeiro de Lauro de Freitas. São 415 anos de Santo Amaro, da história da nossa paróquia. E as homenagens não param por aqui, amanhã é o grande dia de homenagear o nosso querido Santo Amaro de Ipitanga”, relatou.

O cortejo cultural em homenagem ao santo é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O titular da pasta, André Pereira, destaca a tradição. “Mais um ano de cortejo, depois da pandemia, retornando nos moldes normais. É uma satisfação imensa participar desse evento, que coloca nossos grupos culturais nas ruas, atuando e mostrando sua arte e fortalecendo a tradição do município”, frisou.

Todo o trajeto do cortejo contou com a segurança da Guarda Municipal e agentes de trânsito organizaram o fluxo nas ruas do Centro da cidade. Uma ambulância acompanhou o percurso.

Dia do padroeiro

As celebrações neste domingo (15), dia do padroeiro, começam às 6h com alvorada, seguida da missa dos devotos, às 7h, e missa solene às 9h30, no Centro Paroquial São João Paulo II, localizado no Centro da cidade. Já a tradicional procissão sai da comunidade de São Pedro (Rua dos Vereadores), às 15h30, em direção à Igreja Matriz. A missa festiva de encerramento será realizada às 17h. Os shows de Tony Alysson e Flávio Vitor acontecem a partir das 19h, na Praça da Matriz.