Cortejo exalta diversidade cultural de Lauro de Freitas no último dia da Grande Festa de Portão

Por: Laerte Santana
Domingo, 11 de Setembro de 2022 às 14:02

Foto: Lucas Lins

O tradicional cortejo da Grande Festa de Portão apresentou, neste domingo (11), elementos que compõem a diversidade cultural de Lauro de Freitas. As manifestações do desfile, que percorreram toda a extensão da Rua Queira Deus até as escadarias da Igreja de Santo Antônio para o ato da lavagem, movimentaram o bairro com muita música, dança e alegria. A 40ª edição da festa ainda segue com shows à noite.

Quem acompanhou o cortejo, seja caminhando ou das portas e janelas de suas casas, prestigiou toda a reverência das baianas, o gingado dos capoeiristas, a tradição do Terno de Reis Estrela Dalva, as coreografias do grupo Afro Azânia, as marchas sincronizadas da Fanfarra Renovação da Bahia e as músicas da Charanga Vem Com A Gente. Os grupos de percussão Bankoma e Atikum, além da banda Filhos de África que desfilou de cima do trio, embalaram o público com sons de origem africana.

Em meio a ala das baianas, a prefeita Moema Gramacho seguiu no ritmo dos sons durante todo o percurso. “Este é o cortejo da Grande Festa de Portão, um evento com 40 anos de tradição e de história. Temos aqui este conjunto de baianas lindas e maravilhosas, além de todas as outras tradições culturais que desfilam neste bairro e nos representam em todo o mundo”, disse.

Titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que organiza a Grande Festa em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e a Comissão de Festejos de Portão, André Pereira reforça que o cortejo fortalece as manifestações tradicionais do município. “O desfile cultural é o momento mais importante da festa, pois aqui valorizamos ainda mais os agentes culturais da nossa terra”, frisou.

E se a tradição do cortejo está viva em Portão, um dos bairros mais antigos de Lauro de Freitas, Lindaura Silva, de 75 anos, faz questão de participar. “Eu moro aqui na rua que passa o cortejo, mas assim que o desfile passa pela minha porta eu desço junto acompanhando, porque isso aqui é a nossa história, é a nossa cultura. Essa festa é feita para a gente, então temos que aproveitar”, relatou a moradora com o sorriso no rosto.

Programação
A 40ª edição da Grande Festa de Portão será encerrada, neste domingo (11), com shows das bandas Samba em Sintonia, O Pirata, Ozelas Quinto e Filhos de Jorge, na Arena Cultural (Rua Nova Esperança), a partir das 17h. A Pipoca do Psirico toma conta do circuito André Prince (Terminal Rodoviário João Expresso até a Praça de Portão), às 18h.