Crianças assistidas pelo CRAS Itinga 2 fazem passeio cultural em Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quarta, 03 de Agosto de 2022 às 13:01

Crianças assistidas pelo CRAS Itinga 2 fazem passeio cultural em Lauro de Freitas

Foto: Maína Diniz


Cerca de 40 crianças, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, administrado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itinga 2, fizeram, nesta quarta-feira (03), um passeio pelos principais pontos turísticos de Lauro de Freitas. A atividade faz parte da programação comemorativa aos 60 anos da cidade. As crianças, de 07 a 10 anos, passaram pelo Largo do Caranguejo, Praça José Ramos, Praia de Ipitanga, Parque Ecológico, entre outras localidades.

De acordo com Cremilda Sacramento, coordenadora do CRAS de Itinga 2, o passeio é mais uma atividade para a assistência e aprimoramento dos jovens.  “Foi um momento bastante significativo. Eles já vinham sendo preparados para essa ação externa. Muitos não conheciam e estão visitando esses lugares pela primeira vez. O resultado é muito positivo. Nos próximos meses, faremos mais passeios como este, para que o conhecimento e experiência sejam ofertados para outras famílias”, disse.

Além de visitar os principais pontos turísticos, os estudantes foram orientados sobre os aspectos históricos e geográficos de cada região. A pedagoga Lidinalva Pereira enfatiza que a atividade prática é uma alternativa para que o a cultura seja vivenciada e compreendida.  “Contamos a história da cidade. Passamos pelo Parque Santa Rita, que é o primeiro condomínio residencial da Itinga, mostramos as praias, a Praça do Caranguejo, esclarecendo o motivo do nome caranguejo, entre outras curiosidades. Muitos deles nunca tinham ido à praia. Ficaram até emocionados”, comentou. 

Ao final do passeio, os estudantes fizeram um lanche no Parque Ecológico, conheceram as instalações e passaram por uma orientação com educador ambiental sobre a importância da natureza.  Ariane da Silva de Oliveira, 09 anos, moradora do Parque São Paulo, foi uma das crianças que participou da atividade. “Foi tudo maravilhoso, mas o que mais gostei foi a visita na orla. Eu nunca tinha ido e hoje foi a primeira vez que conheci uma praia. É muito bonito. Estou muito feliz”, comentou a estudante.