Dia D contra poliomielite e multivacinação movimenta postos de saúde de Lauro de Freitas

Por: Laerte Santana
Domingo, 21 de Agosto de 2022 às 06:06

Foto: Wandaick Costa

A mobilização Dia “D” contra a Poliomielite e Multivacinação imunizou um total de 1.519 pessoas, entre crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos, em Lauro de Freitas. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), aliada ao Plano Nacional de Imunização (PNI), foi realizada nas 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município e em mais dois pontos de vacinação, neste sábado (20).

A vacinação contra a pólio, destinada para o público com até 4 anos, foi aplicada em 792 crianças. Já a de multivacinação, que disponibilizou todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, atingiu 727 pessoas. A campanha segue aberta até o dia 9 de setembro, em todas as USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A meta do município de Lauro de Freitas é vacinar 95% do público-alvo, que de acordo com o IBGE se estima o total de 46.736 crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Ana Patrícia Dantas, superintendente de Vigilância à Saúde da Sesa, alerta para que a população busque as vacinas. “Considerando que as unidades de saúde estarão abertas durante a semana, esperamos que os responsáveis levem suas crianças para vacinas”, frisou.

Em dos dois pontos exclusivos para a vacinação contra a poliomielite, no Clube de Vilas, em Vilas do Atlântico, a mãe Aline Couto levou sua filha Isabela, 2 anos, para receber a gotinha de imunização. “Ela é minha primeira filha e eu venho mantendo o calendário vacinal dela atualizado. Agora, nesta fase, falta só ela receber a de gripe, que precisa ir em um dos postos”, relatou.

Já o pequeno César Felipe, 11 anos, tomou a segunda dose da vacina HPV, na USF São Judas Tadeu, em Itinga. A mãe Lucimeire Paixão, conta que aproveitou o Dia “D” para deixar a vacinação do filho atualizada. “Eu sempre fico atenta às datas da caderneta dele. É importante que os pais, mães e responsáveis sempre fiquem de olho nas campanhas, para não deixar de imunizar seus filhos”, ressaltou.