Dia D de multivacinação, ações de combate à Sífilis e Outubro Rosa marcam o sábado em Lauro de Freitas

Por: Rodrigo Castro
Sábado, 16 de Outubro de 2021 às 17:05

Foto: Maína Diniz

Este sábado (16), em Lauro de Freitas, foi marcado pela realização de ações voltadas à área da saúde. Em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, foi realizado o dia D de multivacinação para menores de 15 anos de idade. Também foram realizadas ações voltadas ao combate da Sífilis, com testagem gratuita e orientação ao público em unidades de saúde nos Bairros de Capelão, Portão, Areia Branca e Vida Nova.

Moradora do Jardim Castelão, dona Helena Ferreira acordou cedo para levar a neta Sofia, de quatro anos, à USF de Vida Nova, para tomar as vacinas contra varicela, febre amarela e DTP, que a protege da difteria, tétano e coqueluche. “Ela chorou um pouco, mas é melhor isso do que ficar doente. Eu e a mãe dela sempre acompanhamos a vacinação para evitar problemas, por isso ela sempre está saudável,” declarou dona Helena Ferreira.

Além da multivacinação, na USF de Vida Nova também foram oferecidos diversos outros serviços, como orientação sobre a realização do autoexame para detecção precoce do câncer de mama, medição de glicose, aplicação de flúor em crianças, orientação nutricional, atendimentos para o Programa Bolsa Aluguel e o Bolsa Família, além de testagem gratuita para sífilis, em função do dia mundial de combate à doença, reconhecido anualmente no terceiro sábado do mês de outubro.

A campanha nacional de multivacinação segue até o dia 29 de outubro, mas Maria de Lourdes preferiu já garantir a atualização da caderneta de vacinação da filha Ana Luísa, de nove anos, que tomou duas vacinas na Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, no bairro de Buraquinho. “Acompanho certinho a vacinação dela porque é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso, é importante que todas as mães façam o mesmo,” ressaltou dona Lourdes.

A Secretaria Municipal da Saúde (SESA) ressalta a importância da atualização da carteira de vacinação. As vacinas são contraindicadas apenas no caso de crianças ou adolescentes que estiverem apresentando quadros febris ou uso de corticóides por mais de 14 dias. Esses devem adiar a atualização da caderneta. De acordo com o Ministério da Saúde, não é necessário intervalo de 14 dias entre a dose da Covid-19 e as demais vacinas.

Feira social

A manhã na USF de Vida Nova também foi marcada pela realização de uma feira social, realizada pelo Projeto Social “Mulheres que Realizam”. A feira conta com a parceria de alguns serviços da Prefeitura de Lauro de Freitas, a exemplo do Centro de Referência Lélia González, que atua no combate à violência contra as mulheres e no acolhimento às mesmas.

Durante o evento foram disponibilizados serviços como atualização do cartão do SUS, do Centro de Zoonoses e do Conselho Tutelar, além de atendimentos para programas como Bolsa Aluguel do município, e Bolsa Família. Além dos serviços, também foram comercializados produtos feitos pelas mulheres que compõem o projeto social.