Dia dos Pais: Procon orienta comerciantes de Lauro de Freitas sobre práticas abusivas

Por: Laerte Santana
Quinta, 11 de Agosto de 2022 às 15:03

Dia dos Pais: Procon orienta comerciantes de Lauro de Freitas sobre práticas abusivas

Foto: Wandaick Costa


Em uma ação de fiscalização conjunta com o Procon Bahia, o Procon Municipal de Lauro de Freitas intensificou a “Operação Dia dos Pais”, nesta quinta-feira (11), em estabelecimentos comerciais, localizados em shoppings da cidade. Com foco em coibir práticas abusivas, o trabalho do órgão municipal, voltado às compras e vendas da data comemorativa, foi iniciado no dia 01 de agosto e se encerra nesta sexta-feira (12). O Dia dos Pais será celebrado neste domingo (14).

De acordo com o agente fiscal Ramir Martinho, o Procon Municipal já fiscalizou 46 estabelecimentos que comercializam artigos específicos para os pais. “Percorremos lojas do Centro da cidade, do bairro de Itinga, na Estrada do Coco e em centros comerciais de Vilas do Atlântico. A operação verifica, principalmente, práticas abusivas, mas, também vendas casadas, vantagens excessivas contra o consumidor, precificação e outros”, relatou. 

Representante do Procon Bahia, Édila Rocha explica que a ação conjunta com o órgão de Lauro de Freitas fortalece o trabalho de defesa do consumidor. “Como é a nossa primeira abordagem nesses estabelecimentos, nosso trabalho visa orientar sobre políticas de descontos, de trocas, além de verificar as práticas abusivas”, disse. Ao fim de cada fiscalização, os órgãos entregam autos de orientação aos estabelecimentos, com observações do que precisa ser readequado na comercialização. 

Quem aprovou a visita dos órgãos foi João Farias, subgerente de uma loja de roupas e calçados. “A vinda deles aqui é muito importante, porque algumas coisas a gente acaba não sabendo, e como o governo impõe condições sobre as vendas e compras, é sempre bom recebermos orientações. A fiscalização vem para a gente acertar e eu captei todas as dicas”, comentou.