Em indicação na ALBA, deputada Maria Del Carmen propõe nome de Duzinho Nery para o Cine Teatro de Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Terça, 04 de Janeiro de 2022 às 20:08

Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

A deputada estadual Maria Del Carmen (PT) propôs, em indicação na Assembleia Legislativa da Bahia, que o Cine Teatro de Lauro de Freitas, de propriedade do Governo do Estado da Bahia, passe a ser denominado Cine Teatro “Duzinho Nery”, em homenagem a Nivaldo Santos Nery Filho, Rei Momo de Salvador (2016) e Lauro de Freitas (2018). A indicação da deputada atende pedido da prefeita de Lauro, Moema Gramacho. O produtor cultural e ator, morreu na última quarta-feira (29) em decorrência de um linfoma.

Duzinho deixa um vasto legado artístico-cultural. Criou o Festival Ipitanga de Teatro (FIT) e o espetáculo A Paixão de Cristo apresentado a céu aberto, publicou livros e escreveu poesias. Sua trajetória e militância na área cultural marcaram gerações na cidade e inspiraram talentos.

De acordo com o texto da indicação, a homenagem se justifica pelos feitos realizados por Duzinho desde sua adolescência que fortaleceram a cultura local. “A cidade de Lauro de Freitas se sentirá honrada com o nome deste artista no Cine Teatro do município. A homenagem é justa por se tratar de uma figura que se notabilizou no cenário tanto da capital quanto de Lauro e sua memória para sempre estará presente”, diz a publicação.

Duzinho atuou como subsecretário municipal de Cultura entre os anos de 2013 a 2016, foi mentor da Cia. Távola de Teatro. Ele também era militante da causa LGBTQIA+, o que o fez ser candidato a vereador no começo dos anos 2000.

O Cine Teatro de Lauro de Freitas foi criado através do Decreto Estadual de nº 29.893 de 22 de setembro de 1983. Em 2010 passou por uma grande reforma, inaugurada com a apresentação do Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT), criado por Duzinho, com uma programação de 20 espetáculos que abriram o palco ao talento de dezenas de artistas da cidade.