Em Lauro de Freitas, Banho de Vida acolhe pessoas em situação de rua

Por: Aina Soledad
Quarta, 08 de Dezembro de 2021 às 10:10

Em Lauro de Freitas, Banho de Vida acolhe pessoas em situação de rua

Foto: Natanael Kiss


Em ação inédita em Lauro de Freitas, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), realizou o “Banho de Vida”, voltado a pessoas em situação de rua vinculadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  

A iniciativa, realizada na manhã desta quarta-feira (08), na Itinga, incluiu duas refeições e serviços de corte de cabelo, banho, troca de roupas e doação de kits de vestuário, além de palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e higiene pessoal. 

Quem aprovou o novo visual foi o andarilho Antônio Marcos Borges, de 50 anos.  

“Gostei do novo jeito do cabelo. Hoje será um lindo dia para a gente”, contou. Ele vive nas ruas há mais de 20 anos, após perder entes queridos e enfrentar dificuldades financeiras para arcar com as despesas da casa. Sobre a iniciativa, ele contou que gostou e pretende participar em outras oportunidades. “A gente se sente acolhido, é uma sensação boa em meio às turbulências diárias. Com certeza, eu estarei presente nas próximas”, comentou.  

O cardápio variado foi um dos principais motivos que levaram Pitter Santos, de 50 anos, a participar da ação. “Já garanti meu café, vou tomar um banho, usar roupas novas e ainda ganhar um bom almoço. Aqui tá bom demais”, disse.   

A atividade piloto é resultado da escuta social qualificada realizada pelo setor. Segundo Gicélia Queiroz, coordenadora do SEAS, participaram cerca de 20 pessoas, que por algum motivo desistiram da vida no lar, com a família, e vivem nas ruas da cidade.  

“É um momento de dignidade para eles entenderem que é possível sair dessa situação de vulnerabilidade. Essa ação é para cuidar e acompanhar eles”, contou.  

Gicélia comentou que pretende ampliar a iniciativa e realizar outras edições. “Ainda estamos estudando a possibilidade e vamos decidir após o resultado de hoje”, completou.  

Saúde 

A atividade também contou com o momento saúde e higiene pessoal durante a palestra ministrada pelo educador social da pasta, que tem formação em enfermagem, Nicose de Jesus. O profissional compartilhou informações acerca do câncer de próstata, fatores de risco e IST’s e dicas para manter a higiene em dia e evitar problemas de saúde.  

“É sempre bom passar esse conteúdo de conscientização para que eles tenham acesso a informação e procurem ajuda no surgimento de qualquer sintoma”.