Em Lauro de Freitas, Conder inicia obra emergencial de drenagem na localidade do Chafariz

Por: Laerte Santana
Segunda, 02 de Maio de 2022 às 18:06

Foto: Wandaick Costa

Uma obra de caráter emergencial foi iniciada, nesta segunda-feira (02), na Travessa São Bernardo, na localidade do Chafariz, em Lauro de Freitas. A intervenção, que se concentra na drenagem para transportar águas da chuva, está sendo executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). A Prefeitura Municipal acompanha a obra que busca reduzir alagamentos na região.

Segundo Jorge Lima, engenheiro fiscal da Conder, a obra emergencial consiste em valetas a céu aberto e galerias em concreto no trecho da Travessa São Bernardo. “A solução definitiva virá com a implantação do Canal do Japonês, que inclui a execução de 800 m de aduelas em concreto, com seção de 2,00x1,10m. Este canal fará ligação com o Canal da Lagoa dos Patos. Ambos fazem parte da macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes” explicou.

“Por uma questão de engenharia, o Canal do Japonês deve ser o último a ser concluído, o que deve acabar com os alagamentos naquela região, mas até sua conclusão, a CONDER está realizando estas obras emergenciais para garantir que o local possa ter o escoamento da água das chuvas”, declarou o secretário municipal de Infraestrutura, Roque Fagundes. Nesta terça (3), o gestor vai realizar uma visita às obras da localidade do Chafariz e a outras em execução na cidade.

O secretário chefe de gabinete, Lula Maciel, reforça que a solução dos alagamentos é uma preocupação constante da Prefeitura. “Entramos em contato com a Conder, que já executa obras de macrodrenagem no município, para realizar essa intervenção, a fim de minimizar os impactos das chuvas. Esta é uma obra paliativa, não é ainda a obra conclusiva, onde teremos a construção do canal de macrodrenagem desta região, que vai da Boca do Vulcão, Chafariz, Lagoa dos Patos e Parque Ipitanga”, relatou.

A casa de Genilda dos Santos é uma das construídas na margem do Canal do Japonês, na Travessa São Bernardo. Nas últimas chuvas ocorridas no município, a residência dela ficou completamente alagada. “Foi água como eu nunca tinha visto antes, chegou na altura da minha cama. A gente sabe que a natureza se revolta, mas eu fico mais aliviada em ver que começaram esta obra, mesmo que emergencial, para resolver nossos problemas”, relatou a moradora.

Macrodrenagem

A obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga e Joanes, executada pela Conder em Lauro de Freitas, já reduziu de modo expressivo o nível de alagamento no município e facilitou o escoamento da água nas últimas chuvas. Dos seis reservatórios previstos no projeto quatro já estão prontos. As unidades recebem o excesso de água da chuva e vão liberando aos poucos à medida que o nível do rio baixa evitando as enchentes,