Em Lauro de Freitas, estudantes da Escola Municipal Dois de Julho aprendem a lidar com os sentimentos

Por: ASCOM - SEMED
Quarta, 31 de Agosto de 2022 às 13:01

Em Lauro de Freitas, estudantes da Escola Municipal Dois de Julho aprendem a lidar com os sentimentos

Foto: ASCOM / SEMED


Depois de apresentarem vários sintomas de mal estar coletivo, estudantes da Escola Municipal Dois de Julho realizaram uma atividade terapêutica para expressarem seus sentimentos, por meio da arte, após participarem do projeto “O que posso fazer com os meus pensamentos?”.

Tecnicamente, a medicina nomeia o mal estar coletivo como “reação psicogênica de massa”, que inclui sintomas como tremores, falta de ar, tontura, sensação de desmaio, ânsia de vômito, crises de ansiedade, entre outros que se tornaram comuns entre jovens na pandemia.

A atividade da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) foi realizada pela profissional Edinólia Peixinho, pedagoga, especialista em Pedagogia Histórica Crítica, arteterapeuta junguiana e auricoluterapeuta.

“O projeto fez com que os estudantes conhecessem estratégias de psicoeducação que contribuem para o bem estar no manejo de sintomas de ansiedade. Ao final da atividade, eles pintaram um quadro com representações dos sentimentos”, explicou Peixinho.

Além desta iniciativa, a secretária Vânia Galvão pontua que, após o episódio ocorrido em julho, a SEMED disponibilizou assistência psicológica aos estudantes. “Fizemos esse acolhimento na escola e recebemos a família de duas estudantes na secretaria”, frisou.