Em Lauro de Freitas, mais de 30 pacientes assistidos pelo CER recebem aparelhos auditivos

Por: Iana Silva
Sexta, 23 de Setembro de 2022 às 17:05

Foto: Maína Diniz

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou a entrega de aparelhos auditivos a pacientes acompanhados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER). Os aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) foram disponibilizados para 32 pacientes que apresentam deficiência auditiva unilateral ou bilateral, residentes no município. A entrega foi feita na sede do CER, localizada na faculdade UNIME, juntamente com as cartelas de baterias, termo de garantia e manual de instrução.

Os pacientes também passaram por um momento de orientação com a fonoaudióloga e coordenadora do serviço, Léa Mara Melo. Ela esclareceu todas as dúvidas e explicou cada detalhe sobre o manuseio do equipamento. “O aparelho é escolhido de acordo com as necessidades de cada paciente. Então esse momento de orientação é fundamental para que possamos passar as informações úteis de uso e conservação. Procuro alertar que o aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico, então ele precisa de manutenção e de muitos cuidados”, disse.

O aposentado João Lázaro Souza, 67 anos, morador do bairro de Portão, foi um dos pacientes contemplados. Ele tem uma deficiência auditiva bilateral e essa é a primeira vez que irá usar aparelhos auditivos. Acompanhado da sua filha Viviane do Nascimento, foi um dos primeiros a chegar na unidade. “Eu estava muito ansioso por esse dia. Há algum tempo, percebia que tinha uma certa dificuldade para ouvir, mas não tinha condições de cuidar e nem de comprar os aparelhos. Hoje é um dia de muita felicidade”, disse.

A entrega dos aparelhos é uma das etapas do serviço ofertado pelo CER, que também oferece acompanhamento terapêutico, de fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para adultos e crianças. Cada aparelho auditivo, caso fosse adquirido de forma particular, custa uma média de 6 mil reais.

O Secretário de Saúde, Augusto César Pereira, destaca que essa atividade é mais uma demonstração de que a Prefeitura sempre prioriza a saúde dos munícipes. “Ficamos felizes em sempre avançar. Estamos entregando aparelhos para quem realmente precisa. Cuidar bem dos munícipes é a nossa missão”, disse.